domingo, 30 de agosto de 2009

Testamento da Água

Eu estou morrendo...

Não faz muito tempo eu era limpa e corria alegre no meio das pedras. Meu sonho era chegar ao encontro do mar.

Quando Deus me criou, foi com grande propósito: a manutenção da vida.

A minha transparência, pureza e potabilidade ficaram para trás. Fui violentada. Hoje sou turva, cheia de impurezas, às vezes fétida. Acho que estou nos meus últimos momentos. Estou acabando! Acho que chegou a hora de fazer meu testamento.

Eu, água poluída, outrora límpida e cristalina e muito desperdiçada, ainda em sã consciência, venho, por meio deste, relacionar meus bens e distribuí-los na forma da Lei. Presente, as testemunhas: um ecologista, um químico, um industrial consciente, um político honesto, um professor responsável, um animal e uma criança, todos meus beneficiários.

Para atestar e dar fé a este termo, presente o Senhor Tabelião do 1º. Cartório do Meio Ambiente, com sede no Resquício de Mata Atlântica desta cidade. Pelo presente, manifesto meus desejos de forma irrevogável.

1º. – Ao ecologista deixo a minha certeza que há necessidade de cada vez mais ampliar o estudo sobre o meio ambiente.

2º. – Ao químico, que vive internado em seus laboratórios, deixo a minha paciência. Haja paciência!

3º. – Ao industrial consciente deixo o meu espírito de luta.

4º. – Ao político honesto deixo a minha perseverança.

5º. – Ao professor deixo a minha capacidade de reflexão, para ajudar as mentes, carentes de entendimento, perceberem que os meus recursos são esgotáveis.

6º. – Ao animal, deixo a minha capacidade de adaptação.

7º. – Finalmente, à criança deixo a minha esperança de que por suas atitudes, se torne uma pessoa consciente da importância da preservação dos mananciais hídricos puros e livres da poluição, que garantirão a vida na Terra.

Por fim, para que se cumpram os meus desejos, manifestados nesse Testamento, convoco a todos os seres humanos que venham a tomar conhecimento deste documento, a se tornarem fiscalizadores do seu cumprimento, em nome de sua própria e da sobrevivência das futuras gerações.

Assinado: Água Viva Quase Morta da Silva.

(Adaptação feita pelos formadores do Programa Gestar – Direc 03/Alagoinhas)



Nenhum comentário:

Postar um comentário