terça-feira, 15 de março de 2011

Apresentação Ano Internacional da Química - 2011 [Brasília maio/2010]



O Ano Internacional de Química (AIQ) foi proclamado pela agência das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), na sequência da proposta apresentada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC, na sigla em inglês).

Esta iniciativa tem por objetivo reconhecer a química como ciência indispensável na sustentabilidade da vida humana e potenciar o interesse dos jovens por esta área das ciências. Em 2011, assinalam-se também os cem anos da atribuição do Prêmio Nobel da Química a Marie Curie, pelo que também faz parte dos objetivos das festividades do ANQ celebrar as contribuições das mulheres para a ciência.

"A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.
 Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia."  Leia mais em... http://www.quimica2011.org.br/


O mundo verá a maior lua cheia dos últimos 20 anos



No próximo dia 19 de março o mundo terá a oportunidade de presenciar a maior lua cheia já vista nas últimas décadas. É o fenômeno denominado Perigeu Lunar.
Esse fenômeno é reportado como o mais relevante assunto sobre ‘supermoons’ que está conectado com o as extremas manifestações do clima -  como os terremotos, vulcões e tsunamis. A última vez que a lua passou tão próxima da Terra foi no dia 10 de janeiro de 2005, nos dias próximos dos terremotos na Indonésia que registrou 9.0 na escala Richter.
O furacão Katrina em 2005 também foi associado com a lua cheia incomum.
Previsões de ‘supermoons’ aconteceram em 1955, 1974 e 1992 – cada um destes anos tivemos a experiência de fortes manifestações climáticas.


Leia mais no link: