quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Uma Verdade Inconveniente


“Uma verdade inconveniente – Alerta Global” é um documentário que produz vários sentimentos, dentre eles, impressionar, incomodar e causar espanto, mesmo que todos os dias possamos ver nos telejornais tais imagens do mundo inteiro. Portanto, este documentário trata de palestras sobre o aquecimento global proferidas pelo ex-senador dos Estados Unidos, o democrata Al Gore.

Segundo ele, em vários momentos de sua vida aconteceram fatos que o fizeram olhar de maneira diferente pra o planeta Terra, levando a se preocupar com a conservação do meio ambiente. Tais exemplos citados são: o acidente que quase matou seu filho, a morte de sua irmã por câncer de pulmão, as aulas de um professor na universidade e a sua derrota nas eleições presidenciais de 2000.

No documentário, Al Gore tenta sensibilizar as pessoas para a questão ambiental, levantando como tema o aquecimento global. Assim sendo, o mesmo passou a realizar, em todo o mundo, palestras didáticas, pesquisas científicas, usando uma linguagem simples e clara. E ainda, como metodologia, usa slides, gráficos, fotografias, animações, tudo isso para envolver e conquistar seus ouvintes.

O principal foco do documentário são as mudanças climáticas em todo o planeta Terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas, o derretimento das geleiras do Ártico, enfatizando assim, a crise global.

Logo no início do filme, Al Gore cita Carl Sagan, renomado astrônomo norte-americano que comparava a atmosfera terrestre a uma fina camada de verniz utilizada para proteger, dar brilho e prolongar a vida no globo terrestre. A ação humana alterou completamente o equilíbrio da vida na Terra, deixando a atmosfera tão frágil que já não atua na redução dos efeitos da radiação solar sobre o planeta e os seres vivos.

Para Al Gore, todos nós somos responsáveis pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano está enchendo a atmosfera de poluição. Um dado utilizado por ele foi o Furacão Katrina, que em 29 de agosto de 2005 destruiu Nova Orleans.

Ele relata que o aquecimento global é uma questão política, econômica, uma vez que está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento industrial e talvez por isso o Governo de W. Busch não aderiu ao Protocolo de Kioto. Entretanto, diz Al Gore que já existe mudança em alguns estados como a Califórnia, onde 319 cidades já adotaram o citado protocolo.

Diante de todo o exposto, em seu documentário ele não procura apenas apontar problemas, explicá-los e deixar todos boquiabertos com a situação ambiental, ele procura também promover mudanças profundas, interiores, relacionadas aos valores morais, culturais e ideológicos das pessoas. Ele aponta o que podemos fazer, como comprar produtos recicláveis, biodegradáveis, como usar a água, a energia de forma sustentável, ou seja, se não acordarmos enquanto é tempo o que será das gerações futuras. Portanto, este documentário funciona como um alerta para a sociedade mundial.

“Uma Verdade Inconveniente” é indicação obrigatória e certamente uma das mais importantes produções dos últimos 30 ou 40 anos. Porque foi a partir de então que aumentamos e aceleramos ainda mais o ritmo de devastação que está provocando o efeito estufa e o aquecimento global. Temos que agir rapidamente ou comprometeremos para sempre a vida no planeta. Cuidar da Terra agora é a garantia de que as próximas gerações e todos os seres vivos não sejam mais sacrificados.


3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. O documentário "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore, realmente impressiona. Mas, infelizmente, no Brasil, a questão ambiental ainda não recebe a atenção que deveria, mesmo todos sabendo de sua importância para a preservação do planeta e consequentemente da espécie humana. As pessoas precisam se informar melhor sobre os efeitos da destruição de florestas e poluição do ar e das águas no aumento do aquecimento global, a fim de que possam mudar de atitude diante da necessidade de preservação do meio ambiente.

    ResponderExcluir
  3. O documentário de Al Gore, uma verdade inconveniente mostra a triste realidade de hoje.
    É mais um alerta para os seres humanos do que o aquecimento global pode causar.
    Ele mostra como acontece o aquecimento global, consequêcias, etc e tudo isso é bastante interessante.
    Todos precisam de informações sobre isso e este documentário mostra bem o assunto.
    Agora mudar o que esta previsto para acontecer só depende de nós :x

    ResponderExcluir