“Uma verdade inconveniente – Alerta Global” é um documentário que produz vários sentimentos, dentre eles, impressionar, incomodar e causar espanto, mesmo que todos os dias possamos ver nos telejornais tais imagens do mundo inteiro. Portanto, este documentário trata de palestras sobre o aquecimento global proferidas pelo ex-senador dos Estados Unidos, o democrata Al Gore.
O principal foco do documentário são as mudanças climáticas em todo o planeta Terra, as tempestades, furações, tufões, terremotos, inundações, secas, o derretimento das geleiras do Ártico, enfatizando assim, a crise global.
Logo no início do filme, Al Gore cita Carl Sagan, renomado astrônomo norte-americano que comparava a atmosfera terrestre a uma fina camada de verniz utilizada para proteger, dar brilho e prolongar a vida no globo terrestre. A ação humana alterou completamente o equilíbrio da vida na Terra, deixando a atmosfera tão frágil que já não atua na redução dos efeitos da radiação solar sobre o planeta e os seres vivos.
Para Al Gore, todos nós somos responsáveis pelas mudanças do clima, uma vez que o ser humano está enchendo a atmosfera de poluição. Um dado utilizado por ele foi o Furacão Katrina, que em 29 de agosto de 2005 destruiu Nova Orleans.
Ele relata que o aquecimento global é uma questão política, econômica, uma vez que está intrinsecamente ligada ao desenvolvimento industrial e talvez por isso o Governo de W. Busch não aderiu ao Protocolo de Kioto. Entretanto, diz Al Gore que já existe mudança em alguns estados como a Califórnia, onde 319 cidades já adotaram o citado protocolo.
“Uma Verdade Inconveniente” é indicação obrigatória e certamente uma das mais importantes produções dos últimos 30 ou 40 anos. Porque foi a partir de então que aumentamos e aceleramos ainda mais o ritmo de devastação que está provocando o efeito estufa e o aquecimento global. Temos que agir rapidamente ou comprometeremos para sempre a vida no planeta. Cuidar da Terra agora é a garantia de que as próximas gerações e todos os seres vivos não sejam mais sacrificados.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirO documentário "Uma Verdade Inconveniente", de Al Gore, realmente impressiona. Mas, infelizmente, no Brasil, a questão ambiental ainda não recebe a atenção que deveria, mesmo todos sabendo de sua importância para a preservação do planeta e consequentemente da espécie humana. As pessoas precisam se informar melhor sobre os efeitos da destruição de florestas e poluição do ar e das águas no aumento do aquecimento global, a fim de que possam mudar de atitude diante da necessidade de preservação do meio ambiente.
ResponderExcluirO documentário de Al Gore, uma verdade inconveniente mostra a triste realidade de hoje.
ResponderExcluirÉ mais um alerta para os seres humanos do que o aquecimento global pode causar.
Ele mostra como acontece o aquecimento global, consequêcias, etc e tudo isso é bastante interessante.
Todos precisam de informações sobre isso e este documentário mostra bem o assunto.
Agora mudar o que esta previsto para acontecer só depende de nós :x