sábado, 5 de setembro de 2009

Vaporização espontânea: a evaporação



Quando um líquido é deixado num recipiente, com sua superfície livre exposta ao ambiente, ele se vaporiza espontaneamente, com maior ou menor rapidez, terminando por desaparecer do recipiente ao final de certo tempo. Esse é um processo de vaporização espontânea que ocorre em qualquer temperatura, na superfície exposta do líquido, e dá-se o nome de evaporação.

Esse fenômeno ocorre devido a agitação térmica molecular: estando em constante movimento, as moléculas mais agitadas conseguem “escapar” aos poucos pela superfície livre, convertendo-se em vapor. Como é um processo contínuo, acaba envolvendo toda a massa de líquido, que então “desaparece”.

Alguns fatores influenciam na velocidade de evaporação. A natureza do líquido pode ser volátil, por se evaporar mais rapidamente (exemplos: álcool, éter, acetona, etc.), ou fixo, que evapora lentamente (exemplos: óleos, mercúrio, etc.). Quanto maior a área exposta ao ambiente, mais rápida é a evaporação. E é por isso que, para que sequem mais rapidamente, as roupas são estendidas em um varal. Pela mesma razão, os grãos, postos para secar, são espalhados. Quanto mais alta a temperatura, maior o grau de agitação das moléculas do líquido. Assim, quanto mais quente o líquido, mais rapidamente ele se evapora. A concentração de vapor no ar é um fator negativo na evaporação, isto é, quanto maior for a umidade (e, portanto, a quantidade de vapor existente), mais dificilmente novas moléculas passam para o estado de vapor. A pressão externa exercida sobre o líquido é também um fator que dificulta a evaporação, pois representa um “obstáculo” a ser vencido pelas moléculas que saem do líquido. Portanto, quanto maior a pressão externa, menor a velocidade de evaporação do líquido.

No processo de evaporação moléculas mais agitadas passam para o estado de vapor. As que permanecem no líquido tem sua temperatura diminuída, pois a agitação diminui com a saída das moléculas mais rápidas. Esse fenômeno é chamado de frio por evaporação. É por isso que um banhista sente frio ao sair da água, pois ao evaporar, faz diminuir a temperatura do corpo.

A mesma sensação é percebida ao se colocar um líquido volátil (éter, álcool, etc.) sobre a pele. Esse fenômeno é muito importante na termorregulação do nosso corpo. A evaporação do suor, num ambiente quente, garante a manutenção da temperatura corporal normal, e assim minimiza a sensação de calor. A presença de correntes de ar, como as produzidas pelos ventiladores, afastando os vapores formados, aumenta a velocidade de evaporação e, por isso, diminui a sensação de calor. Também por esse motivo costumamos soprar as bebidas e comidas quentes: para aumentar a velocidade de evaporação e resfriá-las.

Mais informações...

Geocities/Sala de Física

Portal São Francisco

Leia também sobre a ocorrência da evaporação no Ciclo da Água...

CricketDesign

Geocities/Athens


Cai chuva, molha a terra./Águas limpas ficam impuras./Vem o sol, aquece a água,/E o vapor vai para as alturas.
O vapor sobe, limpinho. Em sujeira,/ nem se pensa.Porém, /lá em cima é tão frio,/Que o vapor logo condensa.
Nuvens cinzas, nuvens brancas,/Tempestade ou chuva fina./É água que volta à Terra!/E o vaivém não termina.
E assim, num ciclo eterno/ Que a natureza inventou,/ A água que hoje é suja,/Amanhã já se limpou.


6 comentários:

  1. Ola Prof Patrica,
    Conheço seu trabalho através de Prof Clelia. Ela fala muito bem de você ede seus trabalhos.
    Seu blog está ótimo.
    Parabéns

    ResponderExcluir
  2. alguem pode por favor responder a minha pergunta:

    a minha prof pediu pra mim faser uma demonstraçao para essa frase (quanto maior a superficie, mais rapida e a evaporaçao) so que eu to sem ideia.

    ResponderExcluir
  3. Adorei,era o exatamente o que eu precisava obrigada!

    ResponderExcluir
  4. Olá gostaria de fazer uma pergunta: A evaporação do sal que é retirado do mar nas salinas é uma evaporação espontânea correto? Se for poderia me indicar um vídeo para minha apresentação da escola que é sobre "Evaporação"

    ResponderExcluir
  5. ótimo material.

    ResponderExcluir
  6. Pergunto, se é normal em duas horas evaporar treze milímetros em uma superfície de água em vinte quatro metros quadrados noite fria.

    ResponderExcluir