quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Feira de Ciências da E.P.O.M. - 2010


   Em 2010, ano Internacional da Biodiversidade, trataremos do tema Sustentabilidade. Afinal, o que é sustentabilidade? Segundo Luiz Carlos Cabreta – professor da Easp – FGV, sustentabilidade é correlacionar e integrar da forma organizada os aspectos econômicos, culturais e ambientais da sociedade. A palavra chave é continuidade.
   A ex-primeira ministra da Noruega Gro Brumdtlard, foi a primeira a usar o termo sustentabilidade em 1987. Ela afirma que desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades.
  Abordando o conhecimento Triângulo da Sustentabilidade, entende-se que devemos atender a determinados aspectos, para então conseguirmos viver em equilíbrio com o mundo, esse triângulo traz como base três fatores: social, ambiental e econômico. Verbalizando e trazendo tais conceitos para nossa realidade, podemos dizer que trata-se de vivermos numa sociedade justa, ecologicamente correta, exercendo atividades economicamente viáveis. O aspecto social está relacionado aos valores sociais e culturais, o ambiente diz respeito à preservação e a manutenção da natureza e seu ecossistema, e o econômico envolve questões relacionadas à obtenção de renda.
   Esses aspectos, ao formarem um triângulo, ou seja, quando se encontram, em equilíbrio, nos trazem mais segurança de vivermos num mundo melhor, mais justo para todos os seres vivos que nele se encontram. Infelizmente, se não os respeitamos nosso futuro provavelmente ficará comprometido. Dessa maneira, aos poucos, as pessoas estão se unindo e ganhando mais força, lutando para viverem em harmonia com a sociedade, com a natureza, com o mundo. Essa luta, diferente das outras, não necessariamente necessita de um exército literalmente unido e sim de um ideal que faz com que os indivíduos se manifestem positivamente, com consciência que podem e devem ser felizes sim, sem prejudicar a sua morada, seu lar, seu planeta. Devemos fazer a nossa parte e participar dessa maravilhosa transformação.
   Diante do exposto, trabalharemos o tema levando em consideração que a sustentabilidade se aplica a qualquer empreendimento humano, de um país a uma família. O desafio é enorme, envolve várias gerações e, por isso, devemos tratar o tema com a importância que ele requer, não esquecendo da sua importância para a manutenção da nossa casa, o Planeta Terra, para que, futuramente, seja também PLANETA SUSTENTÁVEL.

EM BREVE VOCÊ PODERÁ CONSULTAR A PROGRAMAÇÃO