quinta-feira, 12 de maio de 2011

Droga "Oxi" chega ao Brasil


O nome é uma abreviação de "oxidado": trata-se de uma mistura de base livre de cocaína e combustível (como querosene ou gasolina). É semelhante ao crack por ser uma pedra branca (amarelada) fumada em cachimbo, que custa mais barato e mata mais rápido. A droga veio da Bolívia e do Peru e entrou no Brasil pelo Acre. Há relatos de que o oxi já tenha deixado viciados nos outros estados da Região Norte e também em Goiás, Distrito Federal, em alguns estados do Nordeste e em São Paulo (nas regiões conhecidas como "cracolândia"). Existe a suspeita de que a pedra já pode ser localizada no Rio de Janeiro, mas a polícia não tem registro de apreensões.
 Especialistas informam que o derivado tem o poder de dependência no primeiro uso, causando efeitos devastadores no organismo humano: doenças no sistema renal, emagrecimento, diarreia, vômitos e até perda de dentes, por conta do processo corrosivo provocado pela presença dos combustíveis na composição do oxi. 


Informação sobre o Oxi 
A nova droga, Oxi, que chegou ao Brasil recentemente, é derivada da cocaína e altamente viciante, fazendo seu usuário ficar dependente em pouquíssimo tempo. 
Fumada ou inalada através de cachimbos, os efeitos são parecidos com o crack, porém tem cerca de cinco vezes mais potência, além de estimular mais euforia que a cocaína. 
A droga Oxi é feita com a mistura de base livre de cocaína, combustível (querosene, gasolina, diesel etc) e permanganato de potássio ou cal. O nome vem da abreviação de oxidado. 
Esta nova droga está se tornando muito popular, principalmente entre os usuários de crack, por causa do baixo valor. Hoje ela está sendo vendida aos viciados por cerca de apenas R$ 2,00. 

Efeitos do Oxi
• Paranóia
• Euforia
• Sentimento de perseguição
• Sentimento de medo 
Alguns efeitos colaterais mais comuns são: vômito, diarréia, náuseas, perda rápida de peso, dores estomacais etc. 

Tratamento do Oxi
Como é extremamente nociva ao organismo, podendo levar a morte em pouco tempo, é recomendável que o usuário procure imediatamente ajuda médica, para iniciar o tratamento o mais rápido possível em uma clínica de desintoxicação. 

Veja a diferença entre o Crack e Oxi, suas composições, concentração de cocaína, aparência e efeitos no organismo: 




Apreensão da dogra pela primeira vez na Bahia
A Polícia Civil da Bahia realizou nesta semana a primeira apreensão no Estado de oxi, subproduto da cocaína que vem se espalhando pelo País. 
A droga - 86 pedras pequenas e uma grande - foi encontrada em Itapetinga (580 km de Salvador) na terça-feira (10/05/2011), com Venícius Ribeiro Moura, 23 anos, conhecido na região como "Negão". 
A polícia chegou ao traficante durante investigação sobre o furto de um computador. O acusado, apontado como responsável pelo furto, também já havia cumprido pena por tráfico de drogas. 
O oxi se difere do crack, outra droga produzida a partir da pasta-base da cocaína, pela composição química. 
Enquanto o crack é produzido com bicarbonato de sódio e amoníaco, o oxi leva querosene e cal virgem, substâncias mais baratas. 
Como querosene e cal virgem são substâncias corrosivas e altamente tóxicas, o consumo do oxi pode levar à morte ainda mais rapidamente do que o do crack.



segunda-feira, 9 de maio de 2011

Imagens inéditas do Sol em alta definição


Imagens do Sol foram tiradas do satélite Observador Dinâmico Solar // Nasa (Nasa)
A agência espacial americana Nasa divulgou novas imagens do Sol capturadas pelo seu satélite chamado Observador Dinâmico Solar (SDO, em inglês).
A agência espacial monitora detalhes inéditos sobre o campo magnético do astro e a coroa solar // Nasa (Nasa)
A Nasa está trabalhando em conjunto com a universidade central de Lancashire (UCLan), na Grã-Bretanha, para monitorar detalhes inéditos sobre o campo magnético do astro e a coroa solar.
As imagens têm qualidade dez vezes superior ao de uma televisão em alta definição // Nasa (Nasa)
As imagens têm qualidade dez vezes superior ao de uma televisão em alta definição.
A UCLan é um dos centros europeus que estuda dados coletados pelo satélite // Nasa (Nasa)
A UCLan é um dos centros europeus que estuda dados coletados pelo SDO. Na Grã-Bretanha, é o único instituto que fornece fotos com estudos sobre o Sol.
O telescópio do satélite faz 80 imagens do Sol a cada minuto // Nasa (Nasa)
O telescópio do satélite faz 80 imagens do Sol a cada minuto, gerando o equivalente a 1,5 terabytes de dados por dia, o equivalente a meio milhão de músicas baixadas no iTunes.
Além do interesse científico, as imagens também serão usadas como inspiração para uma obra artística // Nasa (Nasa)
Além do interesse científico, as imagens também serão usadas como inspiração para uma obra do artista digital Chris Meigh-Andrews, que é professor da mesma universidade
As imagens captadas estão sendo projetadas em um telão // Nasa (Nasa)
As imagens captadas estão sendo projetadas em um telão em uma das ruas da cidade britânica de Preston até o final desta semana.
Fonte: MSN. verde

domingo, 8 de maio de 2011

Ar-condicionado natural

Morar em um país como o Brasil, onde cada região possui um clima diferente, pode ser bom para uns e ruim para outros. Um estudo realizado na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sobre chaminés solares , no entanto, pode ajudar a refrescar quem vive em áreas mais quentes.
A chaminé solar desenvolvida pelo professor Maurício Roriz e seus orientandos Fernando Sá Cavalcante e Letícia de Oliveira Neves, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia da UFSCar, adota o mesmo princípio de um aquecedor solar de água e pode ser instalada para estimular a ventilação natural em residências ou escritórios.
"A chaminé funciona como um coletor solar: os raios solares atravessam um vidro e aquecem uma placa metálica preta, situada abaixo dele. Aquecida, a placa emite calor, mas em frequência diferente da que vem do sol e para a qual o vidro é opaco. Assim, o calor entra, mas não consegue sair", disse Roriz à Agência FAPESP.
Nos coletores solares convencionais a água se aquece ao circular em tubos que passam sob a placa quente. "Na chaminé solar, em vez de água passa o ar", disse.
Esse ar-condicionado natural se baseia no chamado ?efeito chaminé?: no interior da estrutura, o ar aquecido se torna mais leve e tende a subir, aspirando o ar dos ambientes e substituindo-o pelo ar exterior, mais puro e geralmente mais confortável, particularmente nos climas típicos do Brasil.
"Trata-se, portanto, de um processo de ventilação provocado por diferenças de temperatura e de pressão, sendo muito eficiente para promover o conforto térmico nas horas quentes, mesmo em áreas urbanas densamente ocupadas, onde os obstáculos impedem o aproveitamento da ação direta do vento", comentou Roriz.

Arquitetura bioclimática

Por uma conjugação de diversos fatores, as cidades se tornam cada vez menos confortáveis, provocando as chamadas ilhas urbanas de calor. "Além dos obstáculos à ventilação natural, as áreas com pavimentação impermeável crescem, invadindo os espaços onde havia parques, bosques e jardins, cuja vegetação contribuiria significativamente para amenizar o clima", disse o pesquisador.
De modo geral, os edifícios também não são projetados e construídos de modo a favorecer os processos naturais de promoção do conforto térmico. O uso indiscriminado do vidro, sem o devido sombreamento, transforma a edificação em verdadeiro coletor solar.
"Tentando se proteger, o usuário fecha cortinas, interrompendo a ventilação natural e escurecendo o ambiente. Então, acende lâmpadas, que também geram calor, assim como os outros equipamentos elétricos que usamos em nossos escritórios e residências. Desse círculo vicioso resultam desconforto e desperdício de energia", disse Roriz.
Segundo ele, existem diversas técnicas e estratégias, denominadas bioclimáticas, que poderiam contribuir para elevar a qualidade dos edifícios, mas que ainda são pouco conhecidas e aplicadas no Brasil. Essas técnicas têm como objetivo contribuir com a preservação do meio ambiente e a eficiência energética do ambiente construído, obtidas por meio do uso racional dos recursos naturais, além de proporcionar o conforto térmico aos ocupantes das edificações.
A chaminé solar é uma das técnicas da arquitetura bioclimática, assim como as coberturas "verdes" (uso de vegetação sobre as coberturas das edificações), a refrigeração evaporativa (sistema natural de resfriamento baseado na evaporação da água) e a inércia térmica do solo e dos sistemas construtivos (que guarda o calor nas horas quentes para combater o frio das madrugadas, ou vice-versa).
De acordo com Roriz, é possível construir edifícios confortáveis sem condicionador de ar, aproveitando a ventilação natural. "Os condicionadores convencionais de ar ressecam o ambiente e prejudicam o sistema respiratório humano, além de impactarem negativamente o meio ambiente. A chaminé solar proporciona ventilação, sem consumir eletricidade e sem agredir a natureza", afirmou.
Como um dos resultados da pesquisa, o professor desenvolveu um software, chamado Chaminé, que calcula a ventilação provocada por diferentes situações de uma chaminé solar, contém dados climáticos de mais de 300 cidades de todo o país e pode ser baixado gratuitamente no endereço www.roriz.eng.br/download_6.html.


Fonte: Agência FAPESP