quinta-feira, 23 de julho de 2009

Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos, diz estudo

Uma pesquisa de cientistas americanos sugere que a capacidade mental de uma pessoa começa a deteriorar aos 27 anos, marcando o início do processo de envelhecimento. Timothy Salthouse, da Universidade de Virgínia, descobriu que raciocínio, agilidade mental e visualização espacial entram em declínio perto dos 30 anos de idade, depois de chegar ao auge aos 22. Ele acredita que tratamentos que têm o objetivo de amenizar o processo de envelhecimento deveriam começar mais cedo. O estudo, publicado na revista Neurobiology of Aging, foi feito ao longo de sete anos e incluiu 2 mil pessoas saudáveis com idades de 18 e 60 anos. Os participantes tiveram que resolver quebra-cabeças, lembrar-se de palavras e detalhes de histórias, além de identificar padrões em grupos de letras e símbolos. Os testes são os mesmos já utilizados por médicos para procurar sinais de demência. Em nove dos 12 testes realizados, a média de idade dos indivíduos que tiveram o melhor desempenho foi de 22 anos. A idade em que se observou uma piora marcante no desempenho dos participantes em testes de agilidade mental, raciocínio e habilidade para resolver quebra-cabeças visuais foi 27. Funções como a memória ficaram intactas até os 37 anos, em média, e as habilidades baseadas no acúmulo de informações, tais como desempenho em testes de vocabulário e conhecimentos gerais, aumentaram até os 60 anos de idade. Segundo Salthouse, os resultados sugerem que "alguns aspectos do declínio da função cognitiva em adultos com boa saúde e nível de instrução começam aos 20 e poucos ou 30 e poucos anos".
É por isso que devemos sempre exercitar os neurônios...

Mais informações no site da BBC Brasil

Aplicações da Função Exponencial

Exemplo 1: Bactéria

Uma população de bactérias aumenta 50% em cada dia. Se no início da contagem havia 1 milhão de bactérias, quantas haverá ao fim de t dias?

Resolução:

milhões de bactérias

Ao fim de 1 dia 1 + 0,5 = 1,5

Ao fim de 2 dias 1,5 + 0,5x1,5 = 1,5(1 + 0,5) = 1,52

Ao fim de 3 dias 1,5 + 0,5x1,52 = 1,52 (1 + 0,5) = 1,53

... ...

Ao fim de t dias ................................................................ 1,5t

Vemos que o número de milhões de bactérias, ao fim de t dias, é dado por uma potência de expoente variável (exponencial).

Sabemos que esta potência tem significado para qualquer valor real de t; no início da contagem é t = 0 e antes desse instante é t <>

Sabemos, também, que os valores de 1,5t são sempre positivos. Portanto, temos a correspondência:

f: lR lR

t 1,5t

que se chama função exponencial de base 1,5.

Exemplo 2: Juros compostos

A função exponencial intervém em numerosas aplicações matemáticas, na Ciência e na Indústria, e é indispensável no estudo de muitos problemas de Economia e Finanças, nomeadamente no cálculo dos "juros compostos".

Diz-se que há um "juro composto" quando o juro ganho por certo capital, ao fim de um período de tempo, fica depositado, acrescentando o capital inicial e passando, portanto, a ganhar juro. O investigador, no fim do segundo ano, receberá, portanto, "juro do juro" além do juro do capital.

Por exemplo:

Uma pessoa coloca 3000 contos a prazo, à taxa de 20% ao ano e não levanta dinheiro algum durante 10 anos.

Quanto tem a receber (capital acumulado) ao fim desse período?

E ao fim de x anos?

Resolução:

milhares de contos

Ao fim de 1 ano 3 + 3x0,2 = 3 (1 + 0,2) = 3x1,2

Ao fim de 2 anos 3x1,2 + 3x1,2x0,2 = 3x1,2 (1 + 0,2) = 3x1,22

Ao fim de 3 anos 3x1,22 + 3x1,22x0,2 = 3x1,23

............................................................................................................

Ao fim de 10 anos 3x1,210 ≈ 18,575

Ao fim de x anos 3x1,2x

Obtemos de novo uma função exponencial.

quarta-feira, 22 de julho de 2009

Publicidade C.E.L.E.M.

O projeto FACE (Festival Anual da Canção Estudantil) é realizado pela Secretaria Estadual da Educação e tem como objetivo desenvolver um Festival de música, com caráter educativo, fruto das criações artísticas e culturais provenientes dos contextos escolares, estimulando o surgimento de novos talentos e o desenvolvimento da musicalidade brasileira, e ainda, promover o refinamento artístico e estético dos jovens e valorizar as raízes populares de nossa cultura. O C.E.L.E.M. participou revelando os seus talentos. Veja:

O projeto TAL (Tempo de Artes Literárias) tem como objetivo fomentar o desenvolvimento da arte literária, nas suas diversas expressões, no currículo escolar, estimulando não apenas o hábito de leitura nos ambientes escolares de todos os municípios do Estado da Bahia, mas, sobretudo, da produção literária estudantil. E o C.E.L.E.M. participou com os seus artistas...

Eu não poderia de registrar aqui essa participação importante dos nossos alunos do C.E.L.E.M.
Veja mais divulgação:

terça-feira, 21 de julho de 2009

Combustíveis fósseis

Os combustíveis fósseis são substâncias de origem mineral, formados pelos compostos de carbono. São originados pela decomposição de materiais orgânicos, porém este processo leva milhões de anos. Logo são considerados recursos naturais não renováveis.

Os combustíveis fósseis mais conhecidos são: petróleo, gás natural e carvão mineral. A queima destes combustíveis é usada para gerar energia e movimentar motores de máquinas, veículos e até mesmo gerar energia elétrica (no caso das usinas termoelétricas).

A queima destes combustíveis gera altos índices de poluição atmosférica. Logo, são os grandes responsáveis pelo efeito estufa e aquecimento global.

Em relação ao que você estudou sobre os combustíveis fósseis:

- Quais as suas utilidades?

- Quais os principais problemas gerados por esses combustíveis?

- Clique no link abaixo, assista o vídeo e comente sobre o que você achou.

Video: Combustíveis Fósseis


Leia mais acessando os links:

Petróleo

Carvão mineral

Gás natural