terça-feira, 18 de agosto de 2009

Pipoca com Ciência - I


"O DIA EM QUE A TERRA PAROU"

O filme fala de um ser de outro planeta que vem a Terra entregar ao presidente um presente, mas é impedido por soldados. Ele é preso e se esconde em uma pensão onde conhece Helen e seu filho Bobby. Ele se decepciona várias vezes com os humanos ao se deparar com o uso desenfreado de armas de fogo. E, por isso, faz um alerta: A Terra será destruída caso os seus habitantes não mudem essa postura.

Título original: The Day the Earth Stood Still

Duração: 103 minutos (1 hora e 43 minutos)

Gênero: Drama

Direção: Scott Derrickson

Ano: 2008

País de origem: EUA

Elenco:

Keanu Reeves (Klaatu)

Jennifer Connelly (Helen)

Jon Hamm (Dr. Granier)

Kathy Bates

John Cleese (Dr. Barnhardt)

Jaden Smith (Jacob)

Aaron Douglas (Sargento Winter)


Assista ao filme e comente sobre o que você achou.


TRECHOS DO FILME:

Diálogo entre os humanos e seres de outro planeta:

(Cap. 18-19)

“- Este planeta está morrendo. A raça humana está matando-o.”

- Então veio nos ajudar.

- Não.

- Você disse que veio nos salvar.

- Eu disse que vim salvar a Terra.

- Não podemos arriscar a vida do planeta por causa de apenas uma espécie.

- Que está dizendo?

- Se a Terra morrer, vocês morrem. Se vocês morrerem, a Terra sobrevive. Só há alguns planetas no Cosmo capazes de suportar vida complexa.

- Não pode fazer isso.

- Este não pode parecer.

- Podemos mudar! Podemos reverter as coisas!

- Observamos e esperamos que vocês mudassem.

- Por favor.

- Chegou ao ponto crítico. Temos que agir.

- Por favor!

- Desfaremos o estrago que fizeram e daremos a Terra uma chance de começar de novo.

- Não faça isso, por favor. Podemos mudar.

- A decisão está tomada. O processo já começou.

- Tem que haver alternativas. Vocês tem que ter tecnologias que possam resolver nosso problema.

- O problema não é tecnologia. Vocês são o problema. Seu desinteresse em mudar.

- Então nos ajude a mudar.

- Não posso mudar sua natureza.

- Vocês tratam o mundo como tratam uns aos outros.

- Mas toda civilização enfrenta crises.

- Muitas não resistem.

- A sua resistiu. Como?

- Nosso Sol estava morrendo. Tivemos que evoluir para sobreviver.

- Então só quando seu mundo estava ameaçado de destruição que se tornaram o que são agora.

- Sim.

- Esse é o ponto em que estamos. Você diz que estamos à beira da destruição e está certo. Mas é apenas nesse momento que as pessoas se dispõem a mudar. Só à beira do precipício é que evoluímos. Esta é nossa hora. Não a retire de nós. Estamos perto de uma solução.”


Quando cita a Lei da Conservação da Natureza (Lavoisier):

(Cap. 24)

“- Jacob, nada morre de verdade. O universo não desperdiça nada. Tudo simplesmente é transformado.”


A compreensão de um e o arrependimento do outro, à beira da extinção da raça humana:

(Cap. 27)

“- Vocês tem um outro lado. Agora eu sinto.

- É assim que vai terminar?

- Sim.

- Não pode impedir?

- Não sei. Haveria um custo para vocês e para seu modo de vida.

- Mas podemos mudar. Sabe disso agora. Por favor, nos dê uma chance.

- Eu tentarei. Tenho que voltar à cidade.”



Experiência bem legal!



Do que você precisa:

  • 1 vidro com tampa
  • 1 ovo cru
  • 1 garrafa de vinagre branco


Como fazer:

1. Coloque o ovo dentro do vidro, com cuidado para não trincar a casca.

2. Adicione o vinagre, devagar, até cobrir todo o ovo.

3. Tampe o vidro e observe que aparecem várias bolhas na superfície do ovo! Parece até que está efervescendo.

4. Depois de 2 horas, troque o vinagre do frasco. Para isso, retire o ovo com cuidado usando uma colher de sopa. Não tem problema de segurar o ovo com seu dedo quando for jogar o vinagre fora, mas lave a mão depois disso. Retorne o ovo ao frasco e coloque um novo vinagre, cobrindo o ovo.

Aguarde alguns dias e você terá um ovo sem a casca, ou seja, um "ovo pelado". Se colocar o frasco contra a luz, você poderá ver a gema que está dentro desse ovo.

O que está acontecendo?

O que você viu acontecendo foi uma reação química em que houve liberação de um gás (as bolhas que saiam da casca).

O vinagre contém ácido acético em sua composição e esse ácido reage com um composto chamado carbonato de cálcio que é responsável pela formação da casca do ovo.

As bolhas que se formam durante a reação é do gás carbônico (ou dióxido de carbono) que, em química, é representado por CO2.

Depois de tirar a casca, você pode segurar esse ovo, com cuidado para não romper a membrana que mantém a forma do ovo, pois sem a casca ele fica muito frágil.

Saiba um pouco mais sobre o ovo de galinha

O ovo de galinha tem uma composição química bem rica. A casca tem a função de proteger o ovo que, se tivesse sido fecundado, daria origem ao pintinho. Os ovos que consumimos não são fecundados (ou "galados") e, por isso, não nascem pintinhos a partir desses ovos.

A casca do ovo contém poros que permitem a entrada de ar, o que auxilia o crescimento do embrião, caso o ovo tenha sido fecundado. A clara é composta, basicamente, por proteínas, um tipo de composto importante para nosso organismo, de alto valor nutricional. A gema é mais rica em nutriente e contém muitas vitaminas, proteínas e lipídios, além de sais minerais.

Quando toda a casca é consumida pela reação com o ácido do vinagre, o ovo mantém sua forma pois contém uma película, ou membrana, em volta da clara.



Como usar garrafas plásticas nas experiências

LAVE BEM AS GARRAFAS E FRASCOS ANTES DE USAR PARA SUAS EXPERIÊNCIAS.

Você pode cortar uma garrafa próximo ao "ombro", como mostrados ao lado:

A parte de baixo pode ser usada frasco para conter líquidos, para fazer uma coluna de decomposição e muitas outras coisas que vocês vão aprendendo a fazer.

Não jogue a outra parte. Ela serve de funil para você poder transferir um líquido de um frasco para outro ou para filtrar misturas. Vai ser muito útil.

Guarde, também, tampas e frascos de vidro ou de plástico, de maionese, geléia ou comida de bebê. Sempre lave bem e deixe secar antes de guardar.

Dicas de como observar e como anotar seus resultados

Quando escolher uma experiência, procure ler todo o procedimento antes de começar porque, na pressa, você pode errar e ter que começar tudo de novo.

Sigas as instruções e veja o que pedem para observar. É sempre bom ter um caderno e lápis ou caneta para anotar qualquer coisa. Assim, você não esquece o que aconteceu na experiência. Procure desenhar o que está observando também.



segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Feira de Saúde


A área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias do C.E.L.E.M. organiza a II Feira de Saúde, a realizar-se no dia 01 de setembro, a partir das 14 horas, em sua unidade escolar.

Serão tratados diversos assuntos relacionados à saúde, incluíndo métodos de prevenção e tratamento de doenças, dicas de saúde e alimentação e qualidade de vida, baseando-se no tema de trabalho que a equipe docente escolheu para esse ano letivo: "Cuida bem de mim!".

Para os alunos que estou orientando seguem alguns links para pesquisa e estudo dos sub-temas de trabalho.
Bons estudos!

Doenças do Intestino

Doenças do Ileoceco, reto e ânus

Doenças do Estômago

Doenças do Esôfago


Mas, o que é mesmo essa "gripe suína"?



É a GRIPE A, também chamada popularmente de gripe suína, trata-se de uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A, que ataca aves, suínos e humanos. Esses vírus tem alto poder de mutação e contaminação. Por isso, é mais letal que o da gripe comum.

Gripe Suina Contágio

Gripe Suina Contágio


Contágio da Gripe Suína


Esse vírus pode passar, por proximidade, dos porcos para os seres humanos. Pela tosse ou pelo espirro de pacientes infectados, a gripe pode ser transmitida entre as pessoas. Não há contaminação ao comer a carne de porco cozida (a 70°) porque os vírus da gripe suína são destruídos a essa temperatura.

OBS: "Ao facilitar a transmissão do vírus da Gripe Suína, indivíduos podem favorecer que ele se torne mais agressivo, expondo toda a população a uma forma mais grave da doença” diz o infectologista Artur Timerman.

Sendo assim, previna-se lavando as mãos pelo menos 10 vezes por dia, principalmente quando sair, ou tiver contato com pessoas que saíram, essas também tem que lavar suas mãos.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Reportagem sobre a Gripe Suína


A informação nesses momentos é um fator determinante para combater a mesma:

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR


Confira o mapa da Gripe Suína no Mundo atualizado diretamente pelo Google Maps: H1N1 Swine Flu


O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (link) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada! (Assessoria de Comunicação. Ministério da Saúde)


Gripe Suína no Brasil


As secretarias da Saúde de Santa Catarina e do Rio confirmaram nesta segunda-feira (17/08/09) mais mortes em consequência de gripe suína --gripe A (H1N1). Com isso, o número de mortes chega a, pelo menos, 342 no país, de acordo com dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde.

São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A (H1N1), com 134 óbitos confirmados. O Paraná é o segundo em número de vítimas (79), seguido pelo Rio Grande do Sul (70), Rio (39), Santa Catarina (9), Minas (5), Paraíba (2), Pernambuco (1), Bahia (1) e Rondônia (1), além do Distrito Federal (1).

O último balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 11, apontava 192 mortes. Porém, com os dados mais recentes das secretarias estaduais de Saúde, o número no Brasil já chega a 342. Já foram registrados 3.642 casos da doença no país, sendo 1.586 foram graves.


Para conter essa contaminação, evite lugares com muitas pessoas e fechados, higienize sempre as mãos, caso esteja gripado evite ficar saindo de casa, use máscara para ir ao médico ou posto de sáude para saber se é uma gripe comum ou a do vírus da gripe suína.

gripe no brasil

Previna-se!