quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Feira de Ciências da E.P.O.M.


Na próxima sexta-feira, 18 de novembro, das 8 às 11 horas,  a Escola Prof. Otávio Monteiro (E.P.O.M.) irá apresentar a exposição de mais uma FEIRA DE CIÊNCIAS. O tema deste ano é TEIA DA VIDA, que irá abordar as inter-conexões entre as milhares de espécies de seres vivos que habitam o planeta, com os seus papéis e comportamentos variados.

Segundo Frijot Capra (físico, 1999), o paradigma atual concebeu uma visão de mundo holística – um mundo como um todo integrado, também podendo ser entendida como uma visão ecológica. A percepção ecológica profunda reconhece a interdependência fundamental de todos os fenômenos: ela vê o universo não como uma coleção de objetos isolados, mas como uma rede de fenômenos que estão fundamentalmente interconectados e são interdependentes. A ecologia profunda reconhece o valor intrínseco de todos os seres vivos e concebe os seres humanos apenas como um fio particular da teia da vida.

“Reconectar-se com a teia da vida significa construir, nutrir e educar comunidades sustentáveis, nas quais podemos satisfazer nossas aspirações e nossas necessidades sem diminuir as chances das gerações futuras. Para realizar esta tarefa precisamos compreender estudos de ecossistemas, compreender os princípios básicos da ecologia, ser ecologicamente alfabetizado ou “eco-alfabetizado”.

Através desse eixo temático, as turmas de 4ª a 8ª séries do Ensino Fundamental irão abordar assuntos como Origem da Vida, Habitat dos seres vivos, Ciclos da natureza, Equilíbrio da vida: Preservação, Renovação e Sustentabilidade, Saúde, Ecologia e Diversidade, Energia e Importância da Química para o mundo, com destaque para o Ano Internacional da Química (A.I.Q.), cujo tema é "Química para um mundo melhor".

A comunidade em geral está convidada a visitar os estandes, em frente ao colégio, e aprender um pouco mais com esses alunos.