sábado, 11 de julho de 2009

Mas, o que é a Ciência?




O cientista Richard P. Feynman disse que aprendeu o que é a Ciência com o seu pai, quando era ainda criança. No fim do jantar, ainda ele comia numa cadeira alta, o pai fazia uma brincadeira com ele usando ladrilhos de cores diferentes. Tinha de colocar os ladrilhos de maneira a formar sequências. Primeiro deixava-o deliciar-se com o jogo brincando com os ladrilhos e depois, cautelosamente, injetava-lhe “matéria de valor educativo”. Esse jogo ajudou-o quando entrou para o jardim de infância e teve de fazer um teste experimental em que deviam colar papéis coloridos em tiras verticais e fazer arranjos. A professora ficou muito admirada com o seu trabalho e mandou uma carta aos seus pais, dizendo que ele era um aluno invulgar, pois parecia ser capaz de prever que arranjo ia obter e fazia arranjos bastante complicados.

Para Richard P. Feynman “o mundo aparece-nos tão diferente depois de aprender ciência... Por exemplo, as árvores são basicamente feitas de ar. Quando se queimam voltam ao ar e no calor da chama é libertado o calor da luz do sol que foi aprisionado para converter o ar em árvore. Nas cinzas fica a pequena parte restante que não veio do ar, mas sim da terra sólida”. Mas a ciência não nos ensina nada, a experiência sim, essa é que nos ensina.

Por isso não podemos ensinar ciência na sala de aula se não pusermos os alunos a observar os fenômenos, a discutir essas observações, a realizar experiências pensadas por si ou com a ajuda do professor, a descrever e discutir os dados obtidos dessas experiências, de forma a poderem descobrir por si próprios as respostas para as suas dúvidas. Os conhecimentos adquiridos em ciência, através de observações e experimentações, ajudarão as crianças a compreenderem-se a si próprias e aos outros, bem assim como ao mundo que as rodeia. Só um espírito curioso e crítico e um pensar criativo permitirão uma adaptação mais fácil às novas realidades.

Ao estudar a Natureza nas aulas de ciência, os alunos procurarão explicações para alguns dos fenômenos que nela ocorrem, aprenderão a observar o mundo que os rodeia e confrontarão opiniões, realizando experiências que os ajudarão bastante neste processo. As crianças adquirem hábitos que lhes permitem estudar, compreender e investigar tudo o que as rodeia. A disciplina de Ciências ajuda as crianças a refletirem sobre coisas que conhecem, a descobrirem coisas novas e a encontrarem explicações para algumas das suas perguntas sobre a Vida e a Terra, e desenvolve-lhes capacidades que as ajudarão em todas as outras disciplinas.

E para você? É importante conhecer a ciência?