sexta-feira, 6 de julho de 2012

Número 7: Cortar ou Não?

Pôxa, tenho aprendido tantas coisas e obtido muitas informações sobre assuntos variados que interessam a todos os emergentes desse nosso lindo planeta (e por isso me interessam também), mas não tive tempo de parar aqui para compartilhar. E agora, como aconteceu da última vez, deu-me uma vontade repentina de escrever, após conversar com um amigo numa rede social. Percebo que, assim como ele, muitas pessoas tem dúvida sobre qual é a grafia correta do número 7 (sete).

É bom lembrar que o nosso sistema de numeração é originário do sistema indo-arábico.  Já viu antes um texto escrito em árabe? A forma manuscrita, esquisita para os povos ocidentais, traz indícios de uma escrita rápida, como a escrita das taquigrafas atuais. Nos livros produzidos pelos sábios árabes de onde os ocidentais da Idade Média copiaram os algarismos que usamos até hoje, os algarismos eram manuscritos, e as "letras" dos escribas, hindus ou árabes, eram muito diferentes entre si, tal como são nossas assinaturas.

No quadro abaixo pode-se perceber a evolução da forma dos algarismos hindu-arabicos. A forma dos algarismos só se estabilizou com a invenção da imprensa por Gutemberg no fim do séc. XV.


O traço do sete é um recurso utilizado nas escolas para que os alunos das séries iniciais diferenciem sua forma, da escrita do número 1. O mesmo recurso tem sido utilizado em atividades relacionadas à informática, para orientar os digitadores na diferenciação do "zero" em relação à letra "O". O zero é colocando-se um traço interno na diagonal.

Uma lenda muito divertida é contada no blog Matemágicas e Números. Leiam! que vocês vão rir muito, assim como eu!