domingo, 30 de agosto de 2009

II Maratona de Matemática


Segundo Delannoy (1997), há certas pessoas que tem prazer em aprender por aprender, gostam de dominar dificuldades, superar obstáculos e pouco lhes importa o resultado, somente lhes interessa o processo. Com alunos desse tipo, o professor pode limitar-se a propor desafios intelectuais e problemas, sem insistir demais nos aspectos utilitários.

A maioria das pessoas interessa-se, em alguns momentos, pelo jogo da aprendizagem, se lhes oferecessem situações abertas, estimulantes, interessantes. Há maneiras mais lúdicas do que outras de propor a mesma tarefa cognitiva. Não é necessário que o trabalho pareça uma via crucis; pode-se aprender rindo, brincando, tendo prazer.

Portanto, ensinar é “reforçar a decisão de aprender” e também “estimular o desejo de saber” e cabe ao professor fazer com que se construa ou se consolide essa representação, utilizando novas metodologias e recursos de ensino-aprendizagem (Perrenoud, 2000).

E é por isso que, diante da falta de motivação e das diferentes formas de aprender dos alunos do 1º. ano do Ensino Médio da Escola Guedes Educandário, é que pretendo desenvolver, como professora dessa turma, a Maratona de Matemática, como recurso estratégico para a aprendizagem dos conteúdos e envolvimento na disciplina. O evento acontecerá no dia 02/09/2009, no turno matutino, onde serão apresentadas aos alunos situações-problema envolvendo os seguintes conteúdos: Trigonometria no Triângulo Retângulo (Semelhança de Triângulos, Teorema de Pitágoras, Outras Relações Métricas e Razões Trigonométricas) e Unidades de Medidas de Arcos e Ângulos (Arco da Circunferência, Ângulo Central, Comprimento da Circunferência, Medidas de Arcos e ângulos, Conversão entre Unidades de Graus e Radianos).

Leia aqui o Regulamento, a Ficha de Inscrição das Equipes e a Ficha de Avaliação.




“Quando a escola promove uma condição de aprendizado em que há entusiasmo nos fazeres e paixão nos desafios, está construindo a cidadania em sua prática.”


Nenhum comentário:

Postar um comentário