sexta-feira, 28 de agosto de 2009

A Qualidade da Água é um fator determinante na Saúde em Ibicaraí*

O rio Salgado, que banha o município de Ibicaraí, é visivelmente afetado, ao longo do tempo, pela população que em suas margens residem. Dejetos de esgotos, criação de animais, uso de produtos químicos, são apenas alguns dos problemas ali encontrados, comprometendo a qualidade da água e consequentemente a saúde de seus habitantes.

A partir da enchente em 1967, a calha hidrográfica do rio Salgado sofreu profundas alterações, em consequência do seu assoreamento. Atualmente, ainda se verifica retiradas de áreas do seu barranco, precisando urgentemente de reposição da Mata Ciliar. Conforme informações de velhos pescadores, o rio Salgado já possui espécie verificada e farta, de peixes e moluscos, que se encontram em extinção.

O rio é calha de esgotos, principal fonte de poluição, além do lixo às suas margens, que aguarda como solução o aterro sanitário, pelo CONDER. Os peixes e mariscos que antes existiam, já não existem mais, como Pitu, Camarão, Bobó, Acari, Moreira e outros.

Para verificar a potabilidade da água, analisa-se os seguintes parâmetros e observações:


- Cloretos (alto teor, indica alteração no sabor);

- pH (alterações, pode indicar contaminação);

- Acidez (valores elevados conferem maior corrosividade à água, podendo apresentar sabor alterado – azedo);

- Matéria orgânica (promove alterações de cor, odor e sabor na água, apresentando estreita relação com o conteúdo bacteriano da mesma);

-Presença de coliformes (significa que o rio recebeu matérias fecais ou esgotos, com a possibilidade de presença de seres patogênicos);

- Alterações ambientais (refletem nas alterações físicas, químicas e/ou biológicas de um corpo d’água).


Daí, faz-se necessário a aplicação de pesquisas estatísticas e construção de gráficos comparativos para identificar as doenças relacionadas à poluição da água. E finalmente, reconhecer os principais agentes poluidores do rio Salgado e promover meios para a sua preservação.


Em breve...

análises e conclusões pelos alunos do C.E.L.E.M.


*Projeto de Trabalho desenvolvido e orientado pelas professoras Patrícia, Marília e Cristiane, com característica interdisciplinar, envolvendo as disciplinas Geografia, Química, Matemática e Biologia, com alunos do 3º. ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães.


Nenhum comentário:

Postar um comentário