quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Hipotermia



LEIA A A MATÉRIA PUBLICADA NO JORNAL "GAZETA DO POVO", DO ESTADO DO PARANÁ, NO DIA 12/08/2009. EM SEGUIDA, PESQUISE E RESPONDA AS QUESTÕES ABAIXO.


"O Instituto Médico-Legal (IML) de Apucarana confirmou ontem que os dois óbitos registrados na madrugada de anteontem, em Apucarana e Cambira – região Norte do estado –, foram causados por hipotermia. Um dos corpos foi encontrado em um banheiro público de uma praça de Cambira; e o outro, no pátio de um posto de combustíveis, situado na Avenida Minas Gerais, em Apucarana. Ambos são andarilhos e foram vítimas das baixas temperaturas na madrugada. Até ontem, os dois continuavam no IML, sem identificação.

Com as duas mortes, subiu para cinco o número de vítimas do frio neste ano no Paraná. No dia 1.º de junho, o lavrador Lo rival Moreira Pinto, 34 anos, morreu na propriedade da família, no contorno sul, numa madrugada em que os termômetros registraram temperaturas na casa de 5 graus. No dia 4 de junho, João Maria Fortunato Alves, 47 anos, identificado por testemunhas como morador de rua, foi encontrado morto dentro do Passeio Público, no Centro de Curitiba. A temperatura mínima registrada havia sido de 0°C na madrugada anterior na capital. Na semana passada, um índio da Reserva Ivaí (Manoel Ribas) faleceu da mesma maneira.Durante a madrugada de anteon tem, o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar) registrou em Apucarana e região temperatura mínima de 6,7ºC. Porém, com a altitude de Apucarana (960 metros) e os ventos de uma frente fria que se deslocava da Argentina para o Brasil, a sensação térmica na cidade chegou a 0,8ºC, principalmente no período entre as 5h30 e 5h45, conforme o meteorologista Tarcísio Valentim da Costa, do Simepar.

De acordo com Costa, essa sensação de frio mais intenso é consequência dos ventos. “Apucarana não tem histórico de temperaturas tão baixas, mas por sua altitude, os ventos causam essa sensação térmica”, avalia o meteorologista.

O médico pneumologista José Rui Conde Alves explica que a baixa temperatura do corpo provoca parada cardíaca. “A queda acentuada da temperatura causa reações químicas no organismo, e as células não conseguem sustentar as condições normais necessárias, levando a pessoa à morte por parada cardíaca”, esclarece o médico.

Os moradores de rua relatam muito sofrimento nas noites de frio intenso, acompanhado de ventos. “Não é fácil. A gente fica debaixo de marquises e deita em cima de jornais, ou papelão, mas não consegue se esquentar. Temos medo de morrer, mas fazer o quê?”, resigna-se Antônio Francisco dos Santos, 58 anos. Telma Mourão, secretária de Assistência Social do município, diz que mantém um albergue e recolhe andarilhos e mendigos para banho, jantar e pernoite todas as noites pela cidade. Porém, parte dessas pessoas são alcoólatras e preferem ficar nas ruas, mesmo com frio intenso.

Segundo José Jerônimo dos Santos, auxiliar de necropsia do IML de Apucarana, em geral a morte por hipotermia ocorre após ingestão de bebida alcoólica. “Este andarilho que morreu no posto de combustíveis não tinha ingerido bebida e aparentava um quadro de desnutrição mas, geralmente, a pessoa bebe, deita e dorme em qualquer lugar sem agasalho e aí o frio se encarrega do resto”, explica Santos."

1. O que é hiportermia?

2. Quais são as temperaturas críticas do corpo humano? Esses valores correspondem também a outros seres?

3. Quais as principais consequências sobre a baixa temperatura do corpo humano?

4. O que são termômetros de mínima e de máxima?

5. O que diferencia temperatura e sensação térmica?


Sugestões de Sites para pesquisa:

Portal da Saúde

Jaguar - A Nossa Saúde

Como Tudo Funciona

UFPR

Trilhas e Rumos