domingo, 30 de agosto de 2009

Projeto Plantação

Muito se fala atualmente sobre os grandes problemas da humanidade, causados pelo aquecimento global, advindo de uma era industrial muito desenvolvida. Mesmo sabendo de toda essa situação, cada pessoa tem uma visão diferente das consequências do que acontece no mundo e poucos estão dispostos a colaborar para o benefício geral da humanidade.

Quanto mais se pensa numa situação a curto prazo, mais nos afastamos dela. E por quê? Por não atingirmos a essência do problema, porque pensamos que no fundo isso não nos afeta diretamente interferindo na nossa vida diária, a ponto de modificar-lhe o curso.

A capacidade de degeneração da natureza é muito grande, mas ainda há muito o que fazer pelo meio ambiente, principalmente quando se tem numa escola como a nossa, uma área que pode ser muito bem aproveitada na plantação de árvores, buscando a preservação e conservação local, considerando os conhecimentos dos problemas ligados ao ambiente, vinculando-os a uma visão global e educativa.

E foi pensando dessa forma que iniciamos o Projeto Plantação envolvendo toda a comunidade escolar do C.E.L.E.M. Dividimos as atividades em três etapas onde cada área do conhecimento ficou responsável em acompanhar os alunos e desenvolver as ações propostas. A primeira etapa coube à área de Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, através de estudo sobre o cultivo das plantas, o preparo das áreas a serem plantadas e o início dos plantios. Em seguida, a área de Ciências Humanas e suas Tecnologias deu continuidade ao plantio de outras espécies de plantas. A área de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias ficou responsável em ornamentar as áreas plantadas. De maneira interdisciplinar, houve um comprometimento de todos em transformar o espaço da escola num ambiente agradável e bem cuidado. Alguns professores,como eu, ainda acompanham os seus alunos no cuidado com as plantas e os funcionários colaboram na manutenção dos espaços ornamentados.

Eu, como professora e responsável no projeto pelas turmas de 2º. ano do Ensino Médio, turmas 1 e 2 do turno vespertino, proporcionei atividades interdisciplinares, durante as pesquisas, estudos, apresentações de trabalhos e plantio, envolvendo conteúdos de Biologia, como Taxonomia das Plantas, conteúdos de Química, como pH e Análise Química do Solo, conteúdos de Língua Portuguesa como Redação Científica (relatório) e Nacionalismo (valorização das plantas nativas), conteúdos de Matemática como Regras de Três, Porcentagem, Noções de Estatística, Áreas, Perímetro, Volume, e conteúdos de Geografia como Ecologia e Preservação, Hidrologia, Pedologia (estudo do solo) e Aspectos Vegetativos.

Os trabalhos foram iniciados no dia 09/05/2009, data em que começamos também a avaliar a participação dos alunos no projeto e até então continuamos a acompanhá-los até que se encerre o período letivo, e daí os funcionários conscientes e também envolvidos no projeto, continuarão cuidando da nossa escola, do nosso lugar.

Acreditamos que...

“Tudo o que existe e vive precisa ser cuidado para continuar a existir e a viver: uma planta, um animal, uma criança, um idoso, o planeta Terra.” (Leonardo Boff)

3 comentários:

  1. Parabêns a Professora:Patríçia Benevides
    pelo ótimo trabalho q estar fazendo junto com seus alunos!!
    Queria também q esses projetos cresceçem
    e se expandissem em outras escolas!!!
    Ficou Show!!
    Andreza Rodrigues e DAnielle Pereira 1v1

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Patrícia pelo blog. Está show de bola.Sabemos das dificuldades em trabalharmos com a conscietização ambiental, mas tenho certeza de que estamos fazendo a nossa parte.
    O projeto Plantação é a prova disso. Somos responsáveis pela nossa "casa" e temos o dever de cuidar bem "dela".
    Seu trabalho contribui é determinante na formação de cidadãos mais conscientes, os futuros guardiões do planeta.
    Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  3. Cada vez mais eu vejo o Projeto PLANTAÇÃO como uma GINCANA AMBIENTAL, onde cada um cumprindo suas tarefas, TODOS serão premiados com um MUNDO MELHOR.
    Parabéns!

    ResponderExcluir