domingo, 30 de agosto de 2009

Necessidades Calóricas Individuais

(I CELEM FITNESS - 13/05/2009)


Você consome energia até para dormir: 65 kcal/h. Se fizer uma caminhada leve ou rápida, gastará respectivamente, 200 e 650 kcal/h. Se fizer um exercício moderado ou extenuante, consumirá 450 ou 680 kcal/h, respectivamente. Subir escadas demanda um consumo fantástico: 1.100 kcal/h.

Para manter o metabolismo normal, cada indivíduo necessita, em função da idade do peso e do sexo, de uma quantidade diária mínima de energia, medida em quilocalorias (kcal).

Outro fator a ser considerado é a atividade profissional desempenhada pelo indivíduo. Pessoas cujas atividades demandam pouco esforço físico, como engenheiro, médico, advogado, professor ou empresário, tem necessidades calóricas menores que um operário ou lavrador.

Necessidade Calórica Diária

Faixa Etária

Valor (kcal)

Criança

1 700

Adolescente feminino

2 100

Adolescente masculino

2 900

Adulto feminino

2 300

Adulto masculino

3 200

Os alimentos fornecem a energia necessária para o desenvolvimento e o crescimento humano. Comer sem pressa, mastigando bem os alimentos é uma atitude saudável porque esse tempo prolongado da mastigação permite ao cérebro receber o estímulo e enviar uma mensagem de saciedade ao sistema digestório. Isso leva alguns minutos para acontecer, por isso quem come devagar quase nunca passa do primeiro prato, dificilmente repete! Você já observou que as pessoas mais magras costumam mastigar lentamente, enquanto os obesos mastigam rapidamente?

O que fazer para comer mais devagar?

Basta descansar os talheres enquanto se está mastigando. Essa pequena ação condiciona o reflexo de se preparar nova garfada e levá-la à boca ainda cheia. É importante escolher alimentos com baixa caloria. É saudável comer verdura, legumes e carnes brancas. Devem-se evitar os alimentos gordurosos, pois o lipídio é mais calórico que as proteínas e os glicídios. Um grama de lipídio fornece 9 quilocalorias, enquanto um grama de lipídio (açúcar) ou de proteína fornece 4 quilocalorias.


Um comentário:

  1. O CELEM fitness foi muito interessante,as atividades influênciaram a todos a praticarem exercícios.Com isso os jovéns tem mais estimulo para praticar.
    Alunas:Verônica,Franciele,Cláudia,Pâmala,Mônica,Jamili,Sheila.
    Coodernador:Washington.

    ResponderExcluir