segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Ih, o pão mofou!


Quem já não retirou aquele pedaço mofado da fatia de pão e comeu o restante? Ou jogou fora a fatia com sinais de mofo e comeu as outras, que pareciam estar em bom estado? Essas atitudes, aparentemente inofensivas, podem levar à intoxicação alimentar ou a reações alérgicas. Quando um alimento tem marcas de mofo em uma parte, todo ele já está contaminado de fungos.

O mofo é a proliferação de colônias de fungos que se desenvolveram e se agruparam. A principal diferença das colônias de bactérias para as de fungos é que o alimento contaminado por bactérias exala cheiro de azedo, enquanto por fungos, não tem odor, apenas o chamado bolor. Assim como as bactérias, os fungos podem causar intoxicação e diarréias, principalmente se a pessoa for alérgica a estes microrganismos. Os fungos se encontram no ar e, normalmente, o corpo humano desenvolve anticorpos contra eles. Os alimentos acabam sendo locais propícios para a sua proliferação, já que buscam umidade, calor e escuro.

O biólogo Marcos Antônio Marques afirma que “existem vários tipos de fungos, uns mais nocivos à saúde do que outros. Como no dia-a-dia as pessoas não vão saber qual o tipo está nos alimentos, recomenda-se o descarte de tudo. No caso do pão de forma, mesmo que apenas algumas fatias apresentem o bolor, as chances de todo o saco estar contaminado é grande. Quando conseguimos ver estes microrganismos a olho nu, isto significa que há uma imensa quantidade deles nos alimentos.”.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), milhões de pessoas adoecem todos os anos em virtude da ingestão de alimentos contaminados. A ocorrência de contaminação dos alimentos está relacionada a vários fatores, tais como: temperatura/tempo, armazenamento, conservação, manipulação, hábitos higiênicos, entre outros.

Os alimentos classificados como perecíveis são aqueles que estragam rapidamente, como carnes, leite e os derivados, ovos, frutas, verduras e legumes. Os sintomas mais comuns após a ingestão de um alimento contaminado são: diarréia, vômitos, dores abdominais, mal estar e febre. Há casos que podem levar à morte.

Além de bactérias e fungos, os alimentos podem ser contaminados por vírus e parasitas e também por toxinas produzidas e liberadas por esses microrganismos. Como nem sempre essa contaminação é percebida, é importante estar atento aos prazos de validade e o estado de conservação dos alimentos.

As diferenças de temperatura em função das estações do ano influenciam na durabilidade dos alimentos. No verão, por causa do calor, há um ambiente mais favorável ao aparecimento de microrganismos. Por isso, recomenda-se guardar na geladeira o quanto antes os alimentos preparados, mesmo que ainda estejam mornos. Outro problema é abrir a porta da geladeira muitas vezes ou mantê-la aberta por muito tempo. Isso traz um risco importante porque há aumento da temperatura, propiciando o crescimento microbiano. A geladeira tem capacidade de refrigeração limitada, e não deve ser usada como depósito de alimentos. Quando está muito cheia, não permite a circulação do ar frio, logo há problemas na troca de calor e na manutenção da temperatura adequada para conservação dos alimentos.


Para Saber Mais:

Cuidar dos Alimentos

Nutrociência


3 comentários:

  1. Pâmala Caroline Silva Andrade01/09/2009, 14:35

    Alunos:Pâmala,Washington,Jamile,Sheila,Mônica,
    Franciele,Verônica e Ana Claudia.1°v2.
    Penso que é muito importante tudo que esta no blog.A Professora Patricia Benevides,distacou varios pontos importantes,um deles foi a questão do mofo,não sei explicar muito bem.Achei interesantissimo.

    ResponderExcluir
  2. A prof Patricia destacou varios assuntos mas o + importates foi o q falava sobri os fungos e sobre o risco q ele nos traz a nossa saude, principalmente quando o ingerimos.

    Alunos:Washington,Adson,Tallyson

    ResponderExcluir
  3. Muito importante saber sobre os fungos...
    Muitas coisas que mostram no exto não sabia =x
    Saber o que pode acontecer se ingerirmos..tudo é muito interessante

    Bjo Ellen

    ResponderExcluir