sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Aprendizagem de Matemática em Ambiente Computacional



No dia 23/05/2009 foi iniciado o projeto de pesquisa PERSAC, pelo Grupo de Pesquisa em Ensino e Aprendizagem da Matemática (GPEMAC) da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde alguns professores da rede pública estadual foram selecionados, inclusive eu. Iniciamos as atividades da 1ª. etapa dividida em quatro sessões com aprendizagem do software livre Scilab. Este foi criado por um grupo de pesquisadores franceses do INRIA e do ENPC. Com ele é possível realizar operações com números reais e complexos e permite trabalhar com polinômios e sistemas lineares. O software possui diversas funções com manipulação de vetores e matrizes, além de ser um ambiente para gerar gráficos em 2D e 3D.

Após o recesso das aulas nas escolas públicas estaduais, foi iniciada a 2ª. etapa com extensão às escolas onde os professores participantes do projeto trabalhavam. No dia 28/08/09 começamos a aplicar as atividades no Colégio Estadual Luís Eduardo Magalhães (C.E.L.E.M.), onde escolhi a turma do 3º. ano do Ensino Médio, turma 1, do turno vespertino, com 30 alunos que aderiram ao projeto.

O Laboratório de Informática do C.E.L.E.M. possui recentemente 10 computadores funcionando, então distribuí 3 alunos para cada computador e escolhi o conteúdo de Matrizes para aplicar as atividades. Os alunos demonstraram prazer em utilizar uma ferramenta nova para o aprendizado da Matemática e aprenderam com facilidade a utilizar os comandos do programa e superar algumas dificuldades com o uso da nova tecnologia. Hérica, que é aluna/bolsista do GPEMAC/UESC, aplicou as atividades e a professora Flaviana (da UESC) e eu acompanhamos e ajudamos na orientação dos alunos.

Na oportunidade, aproveitei para gravar uma parte da 1ª. sessão do projeto...



Um comentário:

  1. parabéns aos professores envolvidos no progeto plantação q deu aos alunos do celem uma atividade diferente das outras agradeço ão grupo organizador desse progeto por terem essa iniciativa q estar desenvolvendo,cultivando e encentivando a cultura.

    ResponderExcluir