quinta-feira, 23 de julho de 2009

Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos, diz estudo

Uma pesquisa de cientistas americanos sugere que a capacidade mental de uma pessoa começa a deteriorar aos 27 anos, marcando o início do processo de envelhecimento. Timothy Salthouse, da Universidade de Virgínia, descobriu que raciocínio, agilidade mental e visualização espacial entram em declínio perto dos 30 anos de idade, depois de chegar ao auge aos 22. Ele acredita que tratamentos que têm o objetivo de amenizar o processo de envelhecimento deveriam começar mais cedo. O estudo, publicado na revista Neurobiology of Aging, foi feito ao longo de sete anos e incluiu 2 mil pessoas saudáveis com idades de 18 e 60 anos. Os participantes tiveram que resolver quebra-cabeças, lembrar-se de palavras e detalhes de histórias, além de identificar padrões em grupos de letras e símbolos. Os testes são os mesmos já utilizados por médicos para procurar sinais de demência. Em nove dos 12 testes realizados, a média de idade dos indivíduos que tiveram o melhor desempenho foi de 22 anos. A idade em que se observou uma piora marcante no desempenho dos participantes em testes de agilidade mental, raciocínio e habilidade para resolver quebra-cabeças visuais foi 27. Funções como a memória ficaram intactas até os 37 anos, em média, e as habilidades baseadas no acúmulo de informações, tais como desempenho em testes de vocabulário e conhecimentos gerais, aumentaram até os 60 anos de idade. Segundo Salthouse, os resultados sugerem que "alguns aspectos do declínio da função cognitiva em adultos com boa saúde e nível de instrução começam aos 20 e poucos ou 30 e poucos anos".
É por isso que devemos sempre exercitar os neurônios...

Mais informações no site da BBC Brasil

6 comentários:

  1. Nunca imaginava isso...Perder a capacidade nessa idade é quase inareditável. Depois de ler esse texto e principalmente a última frase faz pensar melor nos habitos atuais e sempre melhorar.

    ótimo esse texto :)

    ResponderExcluir
  2. É, eu também não imaginava que isso poderia acontecer. A última frase diz todo o texto. Devemos exercitar a mente, os neuronios para a memória ficar "inteira" por mais tempo.

    ResponderExcluir
  3. Isso é interessante, pois com essa teoria, da para você se baziar que o processo mental só começa a se desenvolver aos 27 anos de idade. E devemos exercitar amente os neuronios para que a memória fique intacta.
    Eu nunca passou pelos meus neuronios que eu precisava exercita-lo. Isso é uma ocorrência de falta de mentalidade. rsrsrs... legal isso.

    Jocivaldo...

    ResponderExcluir
  4. NAO DA PARA ACREDITAR Q DEPOIS DOS 27 ANOS COMESSAMOS A ENVELHECER,NAO NA APARENCIA MAS SIM NA CAPACIDADE DE PENSSAR.

    ResponderExcluir
  5. É sempre bom estar descobrindo curiosidades do ser humano........

    ResponderExcluir
  6. Estou sempre exercitando meus neurônios.
    Acredito que devido a isto vou ser uma das que esteja fora das estatísticas ao completar 60 anos.Isto é estarei em boa forma com todos os neurônios na ativa. rsrsrsrsrs...
    Saúde é vida bem.........
    Clelia eugenia, formação pedagógica, estudante em matematica, professora de matemática no CELEM

    ResponderExcluir