Vivemos na era da Ciência e da Tecnologia. Todos os dias surgem novas descobertas. Precisamos estar preparados para viver num mundo complexo e de rápidas mudanças científicas e tecnológicas. Temos de adquirir a capacidade de entender a ciência e de desenvolver formas de pensar que nos permitam adaptar à contínua evolução do Mundo. É a ciência que nos permite adquirir os conhecimentos que nos ajudarão a resolver os problemas da vida real.
quinta-feira, 23 de julho de 2009
Capacidade mental começa a diminuir aos 27 anos, diz estudo
Uma pesquisa de cientistas americanos sugere que a capacidade mental de uma pessoa começa a deteriorar aos 27 anos, marcando o início do processo de envelhecimento. Timothy Salthouse, da Universidade de Virgínia, descobriu que raciocínio, agilidade mental e visualização espacial entram em declínio perto dos 30 anos de idade, depois de chegar ao auge aos 22. Ele acredita que tratamentos que têm o objetivo de amenizar o processo de envelhecimento deveriam começar mais cedo. O estudo, publicado na revista Neurobiology of Aging, foi feito ao longo de sete anos e incluiu 2 mil pessoas saudáveis com idades de 18 e 60 anos. Os participantes tiveram que resolver quebra-cabeças, lembrar-se de palavras e detalhes de histórias, além de identificar padrões em grupos de letras e símbolos. Os testes são os mesmos já utilizados por médicos para procurar sinais de demência. Em nove dos 12 testes realizados, a média de idade dos indivíduos que tiveram o melhor desempenho foi de 22 anos. A idade em que se observou uma piora marcante no desempenho dos participantes em testes de agilidade mental, raciocínio e habilidade para resolver quebra-cabeças visuais foi 27. Funções como a memória ficaram intactas até os 37 anos, em média, e as habilidades baseadas no acúmulo de informações, tais como desempenho em testes de vocabulário e conhecimentos gerais, aumentaram até os 60 anos de idade. Segundo Salthouse, os resultados sugerem que "alguns aspectos do declínio da função cognitiva em adultos com boa saúde e nível de instrução começam aos 20 e poucos ou 30 e poucos anos".
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nunca imaginava isso...Perder a capacidade nessa idade é quase inareditável. Depois de ler esse texto e principalmente a última frase faz pensar melor nos habitos atuais e sempre melhorar.
ResponderExcluirótimo esse texto :)
É, eu também não imaginava que isso poderia acontecer. A última frase diz todo o texto. Devemos exercitar a mente, os neuronios para a memória ficar "inteira" por mais tempo.
ResponderExcluirIsso é interessante, pois com essa teoria, da para você se baziar que o processo mental só começa a se desenvolver aos 27 anos de idade. E devemos exercitar amente os neuronios para que a memória fique intacta.
ResponderExcluirEu nunca passou pelos meus neuronios que eu precisava exercita-lo. Isso é uma ocorrência de falta de mentalidade. rsrsrs... legal isso.
Jocivaldo...
NAO DA PARA ACREDITAR Q DEPOIS DOS 27 ANOS COMESSAMOS A ENVELHECER,NAO NA APARENCIA MAS SIM NA CAPACIDADE DE PENSSAR.
ResponderExcluirÉ sempre bom estar descobrindo curiosidades do ser humano........
ResponderExcluirEstou sempre exercitando meus neurônios.
ResponderExcluirAcredito que devido a isto vou ser uma das que esteja fora das estatísticas ao completar 60 anos.Isto é estarei em boa forma com todos os neurônios na ativa. rsrsrsrsrs...
Saúde é vida bem.........
Clelia eugenia, formação pedagógica, estudante em matematica, professora de matemática no CELEM