sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Experiências sobre a Digestão


A Feira de Ciências – 2009 da E.P.O.M. está se aproximando...

Vejam algumas experiências sobre a digestão, como sugestão para serem realizadas:


1. O começo: A ação da saliva

Material: vidro conta-gotas com tintura de iodo; 2 copos plásticos de café; 2 tubos de ensaio numerados; água; amido.

Procedimento: Coloque água em um dos copos, acrescente amido, mexa e despeje dois dedos da mistura em cada tubo de ensaio. No outro copo, recolha um pouco de saliva, passe-a para um dos tubos e agite. Espere 30 minutos e pingue uma gota de iodo em cada tubo.

Conclusão: O amido, ao reagir com o iodo, apresenta uma coloração roxa, mas a mistura com saliva não fica roxa por causa da atuação da enzima ptialina. Ela transforma o amido em maltose, que não reage com o iodo.


2. É importante mastigar bem

Material: 2 copos com água; 2 comprimidos efervescentes.

Procedimento: Triture um dos comprimidos sobre uma folha de papel. Coloque simultaneamente o tablete inteiro em um copo com água e o triturado no outro.

Conclusão: O triturado se dissolve bem mais rápido. Essa é uma das características da digestão: quanto menores os pedaços de alimento, mais rapidamente os nutrientes presentes nele são absorvidos pelo organismo.


3. Sentindo os sabores

Material: 4 conta-gotas com: suco de limão, água com açúcar, água com sal e chá de carqueja; açúcar; colher.

Procedimento: Deve-se considerar que algumas regiões da língua são mais sensíveis a certos gostos que outras. Pingue os líquidos em diferentes regiões da língua. Depois, coloque açúcar na língua seca.

Conclusão: Sentimos o gosto dos alimentos porque o cérebro interpreta as informações captadas pelos sensores presentes na língua. Se ela estiver seca, não sentimos gosto algum, pois a saliva ajuda a desprender dos alimentos partículas que sensibilizam o paladar.


4. O movimento da digestão

Material: meia fina; bolinha de isopor ou de tênis; bolacha.

Procedimento: Peça a um colega para colocar a mão no pescoço. Ao engolir uma bolacha, ele sentirá o movimento peristáltico feito pelos músculos do esôfago. Coloque a bolinha (que representa a comida) dentro da meia fina (o esôfago). Faça a bolinha deslizar pela meia empurrando-a com os dedos.

Conclusão: Os músculos do esôfago se contraem de forma parecida com a meia para levar o alimento ao estômago. Esses movimentos ocorrem em todos os órgãos do sistema digestório.


5. A acidez do suco gástrico

Material: 1 copo plástico de café; leite; vinagre ou suco de limão.

Procedimento: Coloque leite no copo e adicione vinagre.

Conclusão: O vinagre talha o leite da mesma maneira que o suco gástrico, produzido pelo estômago, quebra as moléculas grandes dos alimentos em partículas menores. Isso ocorre porque o suco é composto de ácido clorídrico, enzimas e muco.


6. O detergente da digestão

Material: dois copos com água; óleo de cozinha; detergente.

Procedimento: Coloque óleo nos dois copos com água. Em um deles, acrescente detergente e agite.

Conclusão: Assim como o detergente, a bile, produzida pelo fígado, é um suco ácido que transforma as gorduras em gotículas muito pequenas, facilitando a digestão.


7. Quebrando as proteínas

Material: clara de ovo cozido; 4 tubos de ensaio numerados; água; suco de mamão, de limão e de abacaxi; algodão.

Procedimento: Coloque água no tubo 1, suco de mamão no tubo 2, de limão no tubo 3 e de abacaxi no tubo 4. Corte a clara de ovo em cubinhos iguais e coloque um em cada tubo. Tampe com algodão e deixe em repouso por três dias.

Conclusão: Apenas no tubo 4 será possível perceber a diminuição da clara de ovo, já que a bromelina, enzima presente no abacaxi, provocou a quebra da proteína albumina. No estômago e no intestino delgado as proteínas também são quebradas pelas enzimas.


8. Absorção da água pelo corpo

Material: copo com água; esponja.

Procedimento: Coloque a esponja seca no copo com água.

Conclusão: A esponja age da mesma maneira que o intestino grosso, pois ele absorve vitaminas e sais minerais de parte da água que estava nos alimentos ou que foi ingerida com eles. Esses nutrientes depois são levados pelo sangue para as células.


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