quinta-feira, 12 de maio de 2011

Droga "Oxi" chega ao Brasil


O nome é uma abreviação de "oxidado": trata-se de uma mistura de base livre de cocaína e combustível (como querosene ou gasolina). É semelhante ao crack por ser uma pedra branca (amarelada) fumada em cachimbo, que custa mais barato e mata mais rápido. A droga veio da Bolívia e do Peru e entrou no Brasil pelo Acre. Há relatos de que o oxi já tenha deixado viciados nos outros estados da Região Norte e também em Goiás, Distrito Federal, em alguns estados do Nordeste e em São Paulo (nas regiões conhecidas como "cracolândia"). Existe a suspeita de que a pedra já pode ser localizada no Rio de Janeiro, mas a polícia não tem registro de apreensões.
 Especialistas informam que o derivado tem o poder de dependência no primeiro uso, causando efeitos devastadores no organismo humano: doenças no sistema renal, emagrecimento, diarreia, vômitos e até perda de dentes, por conta do processo corrosivo provocado pela presença dos combustíveis na composição do oxi. 


Informação sobre o Oxi 
A nova droga, Oxi, que chegou ao Brasil recentemente, é derivada da cocaína e altamente viciante, fazendo seu usuário ficar dependente em pouquíssimo tempo. 
Fumada ou inalada através de cachimbos, os efeitos são parecidos com o crack, porém tem cerca de cinco vezes mais potência, além de estimular mais euforia que a cocaína. 
A droga Oxi é feita com a mistura de base livre de cocaína, combustível (querosene, gasolina, diesel etc) e permanganato de potássio ou cal. O nome vem da abreviação de oxidado. 
Esta nova droga está se tornando muito popular, principalmente entre os usuários de crack, por causa do baixo valor. Hoje ela está sendo vendida aos viciados por cerca de apenas R$ 2,00. 

Efeitos do Oxi
• Paranóia
• Euforia
• Sentimento de perseguição
• Sentimento de medo 
Alguns efeitos colaterais mais comuns são: vômito, diarréia, náuseas, perda rápida de peso, dores estomacais etc. 

Tratamento do Oxi
Como é extremamente nociva ao organismo, podendo levar a morte em pouco tempo, é recomendável que o usuário procure imediatamente ajuda médica, para iniciar o tratamento o mais rápido possível em uma clínica de desintoxicação. 

Veja a diferença entre o Crack e Oxi, suas composições, concentração de cocaína, aparência e efeitos no organismo: 




Apreensão da dogra pela primeira vez na Bahia
A Polícia Civil da Bahia realizou nesta semana a primeira apreensão no Estado de oxi, subproduto da cocaína que vem se espalhando pelo País. 
A droga - 86 pedras pequenas e uma grande - foi encontrada em Itapetinga (580 km de Salvador) na terça-feira (10/05/2011), com Venícius Ribeiro Moura, 23 anos, conhecido na região como "Negão". 
A polícia chegou ao traficante durante investigação sobre o furto de um computador. O acusado, apontado como responsável pelo furto, também já havia cumprido pena por tráfico de drogas. 
O oxi se difere do crack, outra droga produzida a partir da pasta-base da cocaína, pela composição química. 
Enquanto o crack é produzido com bicarbonato de sódio e amoníaco, o oxi leva querosene e cal virgem, substâncias mais baratas. 
Como querosene e cal virgem são substâncias corrosivas e altamente tóxicas, o consumo do oxi pode levar à morte ainda mais rapidamente do que o do crack.



2 comentários:

  1. Estou sem palvras como que as pessoas sabendo de tudo que há dentro dessas drogas tem coragem de experimentar... Isso é apavorante além de levar a morte então pouco tempo.

    ResponderExcluir
  2. A cada dia surge uma coisa pior neste mundo! por ser uma droga nova é pouco conhecida, então, acho que deveria ter palestras nas escolas explicando aos alunos o que ela causa, para que menos pessoas entrem neste caminho!

    ResponderExcluir