domingo, 13 de setembro de 2009

Norman Borlaug, cientista agrícola e ganhador do Prêmio Nobel da Paz


O cientista agrícola Norman Borlaug é americano e ganhou o Prêmio Nobel da Paz em 1970 por desenvolver plantações de alta produtividade para combater a fome nos países em desenvolvimento. Ele ficou conhecido como uma das figuras centrais da “revolução verde”, o desenvolvimento de culturas mais resistentes e produtivas que as tradicionais que ajudou a combater a fome massiva em países em desenvolvimento na última metade do século 20.

Especialistas dizem que seus estudos para desenvolver culturas resistentes a doenças salvaram milhões de vidas em todo o mundo, pessoas que de outra forma teriam morrido de inanição. Seus esforços para desenvolver novas variedades de cultivos ajudaram a aliviar a falta de alimento em locais como a Índia e o Paquistão.

Ele recebeu o Prêmio Nobel da Paz por seus esforços em 1970. Em 2007, ele recebeu a Medalha de Ouro do Congresso, a maior honra civil dos Estados Unidos. Em entrevista recente, ele diz “Nós todos comemos ao menos três vezes por dia em nações privilegiadas e ainda sim não entendemos a seriedade da comida. Houve grande progresso e a comida é mais igualmente distribuída. Mas a fome ainda é comum e a inanição é frequente demais.”

Em 1944, Borlaug foi apontado como geneticista e patologista de plantas para o trabalho de organizar e dirigir a Cooperativa de Pesquisa do Trigo e Programa de Produção no México. O trabalho, realizado em conjunto com o governo mexicano e a Fundação Rockfeller, focou em pesquisa científica genética para criar cultivos mais resistentes. Em duas décadas, o grupo encontrou um cultivo de trigo resistente às doenças mais comuns que atingem a plantação.

Borlaug criou ainda o Prêmio Mundial de Alimentos, um dos mais conceituados na área que visa a premiar contribuições variadas para obter avanços na qualidade, quantidade e disponibilidade de alimentos no mundo. O prêmio foi ganho em 2006 por dois brasileiros e um americano pelo trabalho que desenvolveram na região do Cerrado. Os vencedores foram o ex-ministro da Agricultura Alysson Paolinelli, o ex-diretor técnico do Centro de Pesquisas da Embrapa Edson Lobato, e Colin McClung, pesquisador do Instituto Internacional de Pesquisa, dos Estados Unidos.

O cientista, nascido em 24 de março de 1914, em Iowa, dedicou-se depois a desenvolver culturas de cereais para produção extensiva. Morreu neste sábado, 12 de setembro, aos 95 anos.

“A esperança da família Borlaug é que a vida dele seja um exemplo a todos. Nós gostaríamos que sua vida fosse um modelo para fazer a diferença na vida dos demais e levar adiante esforço para acabar com a miséria humana”, disseram seus filhos, em comunicado divulgado pela família.


Nenhum comentário:

Postar um comentário