segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Mas, o que é mesmo essa "gripe suína"?



É a GRIPE A, também chamada popularmente de gripe suína, trata-se de uma doença respiratória que surgiu entre os porcos, provocada por um vírus influenza do tipo A, que ataca aves, suínos e humanos. Esses vírus tem alto poder de mutação e contaminação. Por isso, é mais letal que o da gripe comum.

Gripe Suina Contágio

Gripe Suina Contágio


Contágio da Gripe Suína


Esse vírus pode passar, por proximidade, dos porcos para os seres humanos. Pela tosse ou pelo espirro de pacientes infectados, a gripe pode ser transmitida entre as pessoas. Não há contaminação ao comer a carne de porco cozida (a 70°) porque os vírus da gripe suína são destruídos a essa temperatura.

OBS: "Ao facilitar a transmissão do vírus da Gripe Suína, indivíduos podem favorecer que ele se torne mais agressivo, expondo toda a população a uma forma mais grave da doença” diz o infectologista Artur Timerman.

Sendo assim, previna-se lavando as mãos pelo menos 10 vezes por dia, principalmente quando sair, ou tiver contato com pessoas que saíram, essas também tem que lavar suas mãos.

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Para diagnosticar a infecção, uma amostra respiratória precisa ser coletada nos quatro ou cinco primeiros dias da doença, quando a pessoa infectada espalha o vírus, e examinada em laboratório.

Os antigripais Tamiflu e Relenza, já utilizados contra a gripe aviária, são eficazes contra o vírus H1N1, segundo testes laboratoriais, e parecem ter dado resultado prático, de acordo com o CDC (Centros de Controle de Doenças dos Estados Unidos).

Reportagem sobre a Gripe Suína


A informação nesses momentos é um fator determinante para combater a mesma:

CLIQUE AQUI PARA ASSISTIR


Confira o mapa da Gripe Suína no Mundo atualizado diretamente pelo Google Maps: H1N1 Swine Flu


O Ministério da Saúde conta com uma página exclusiva (link) na qual você encontrará respostas para todas as suas dúvidas a respeito da gripe suína. Além disso, você pode buscar mais informações no Disk Saúde 0800 61 1997. O Brasil está preparado para enfrentar os casos suspeitos e manterá a população bem informada! (Assessoria de Comunicação. Ministério da Saúde)


Gripe Suína no Brasil


As secretarias da Saúde de Santa Catarina e do Rio confirmaram nesta segunda-feira (17/08/09) mais mortes em consequência de gripe suína --gripe A (H1N1). Com isso, o número de mortes chega a, pelo menos, 342 no país, de acordo com dados das secretarias estaduais e do Ministério da Saúde.

São Paulo é o Estado com o maior número de mortes no país em decorrência da gripe A (H1N1), com 134 óbitos confirmados. O Paraná é o segundo em número de vítimas (79), seguido pelo Rio Grande do Sul (70), Rio (39), Santa Catarina (9), Minas (5), Paraíba (2), Pernambuco (1), Bahia (1) e Rondônia (1), além do Distrito Federal (1).

O último balanço parcial divulgado pelo Ministério da Saúde, no dia 11, apontava 192 mortes. Porém, com os dados mais recentes das secretarias estaduais de Saúde, o número no Brasil já chega a 342. Já foram registrados 3.642 casos da doença no país, sendo 1.586 foram graves.


Para conter essa contaminação, evite lugares com muitas pessoas e fechados, higienize sempre as mãos, caso esteja gripado evite ficar saindo de casa, use máscara para ir ao médico ou posto de sáude para saber se é uma gripe comum ou a do vírus da gripe suína.

gripe no brasil

Previna-se!


24 comentários:

  1. O surto dessa nova gripe tem colocado muitos brasileiros e até mesmo o mundo em uma expectativa de insegurança.Porque segundo os especialistas esse vírus pode levar a morte.Mas os mesmos diz que se pode previní-la com hábitos de hegiene. Porém antes disseram que a carne do porco era totalmente neutra, não sabendo os cidadãos que se a ingerí-la crua ou mal cozida pode contrair o vírus H1N1, que só não sobrevive a temperatura de 70° e acima.
    Então ainda há muitos que precisam de um maior esclareciento.

    ASS: FABIANA 3ºN 2

    ResponderExcluir
  2. a gripe [h1n1] esta se evoluindo cada vez mas no brasil por falta de informações.o cidadão não praticão o ato de lipeza.no caso da mascara é para ser usada por pessaos que tenha a doença ou que convievr em ambiente fechado , maria domingas ,maria aparecida ,lucio black dance,tais.

    ResponderExcluir
  3. A EPIDEMIA DO MOMENTO QUE ESTÁ ATERRORISANDO O MUNDO E MUDANDO COMPLETAMENTE A ROTINA DAS PESSOAS, DEIXANDO-AS TOTALMENTE INSEGURA DO PRÓXIMO AMANHÃ,PORÉM SOMOS SÓ MAIS "UM" LUTANDO PELA SOBREVIVÊNÇIA E PELO UM PLANETA MELHOR.
    FLÁVIA 3V2.

    ResponderExcluir
  4. A gripe suina ao chegar ao Brasil tem afetado muitas pessoas e assim causando varias mortes.
    A gripe suina ela é muito contagiosa, ao espirrar, a gripe ela é transmitida entre as pessoas.
    ALUNO MURILO MACEDO
    SÉRIE: 3V 2

    ResponderExcluir
  5. A gripe suina está se mutiplicando no Brasil,com a capacidade de matar milhões de pessoas.Temos que nos previnir contra a Infuenza H1N1.Vamos nos cuidar.ERLON o gostosão 3v02

    ResponderExcluir
  6. O SURTO DA NOVA GRIPE H1N1 TEM PROVOCADO MUDANÇAS DE HÁBITOS NA VIDA DAS PESSOAS,PORÉM SÓ MUDANÇAS NA ROTINA NÃO SÃO SUFICIENTES PARA QUE O VIRÚS DESAPAREÇA.MEDIDAS DE SAÚDE DEVERIAM SER IMPLANTADAS PARA QUE ASSIM,PODESSE AMENIZAR O CONTAGIO.AFINAL DE CONTAS O SABEMOS DESSA EPIDEMIA SÓ COMENTÁRIOS QUE OUVIMOS E VEMOS A TODO INSTANTE.
    LILIANE 3V2.

    ResponderExcluir
  7. DeixoAQUI REGISTRADO MINHA ADMIRAÇÃO AOS ORGANIZADORES DO PROGETO,QUE ALÉM DE SE PREOCUPAR COM OS ALUNOS, FIZERAM O PROGETO ABERTO AO PÚBLICO. ISSO SÓ ENALTESSE MINHA ADMIRAÇÃO A TODOS.

    MôNICA 3V2.

    ResponderExcluir
  8. A gripe suina esta matando muita pessoas.
    Segundo jornais e varios outros meios de informação, o ministério da saude esta realmente tentando combater esta gripe que a um certo tempo não esta mais sendo vista como comum. Os orgãos plúblicos estão tambem tomando providencia e seguindo as orientações que os especialistas recomendam. Por meio disto podemos diminuir este quadro terrivel que estamos vendo, mas lembrem-se que não estamos imunes nunca é demais sempre ter cuidado.
    DIANA 3V2

    ResponderExcluir
  9. estou achando nuito bom a feira de saude pois ao mesmo tempo que estarei encinando ,aprenderei com as pesquisas que farei.
    erlane 3 v 2

    ResponderExcluir
  10. eu achei que foi muito legal essa feira pois vai
    falar de muitas doenças,também não podemos deixa
    a dengue de lado pois o verão vem ai.
    cynthia 3n1

    ResponderExcluir
  11. estou achando muito bom essa feira que vai acontece as pessoas vão ficar mais bem informada
    e tira suas duvidas
    Eliana 3n1

    ResponderExcluir
  12. Para que não haja muitos casos dessa tal cripe, é necessário que todos estejam unidos venhamos á conbate-las.
    Mariangela 3n1

    ResponderExcluir
  13. O SURTO DESSA GRIPE VEM DEIXANDO OS BRASILEIROS EM EXPECTATIVA DE INSEGURANÇA.SEGUNDO OS ESPECIALISTA ESSA DOENÇA PODE LEVAR ATÉ A MORTE,É RECOMENDO LAVAR SEMPRE AS MÃOS COM SABÃO NEUTO E EVITAR SAIR DE CASA E PEGAR TRASPORTES PÚBLICO.

    ELISÂNGELA 3N1

    ResponderExcluir
  14. A GRIPE SUINA É MORTAL, CAUSADA PELO PORCO DEVIDO AO MEIO EM QUE ELE ATUA DESENVOLVENDO FATALIDADES INEXPLICAVEIS

    ResponderExcluir
  15. A GRIPE SUINA É MORTAL, CAUSADA PELO PORCO DEVIDO AO MEIO EM QUE ELE ATUA DESENVOLVENDO FATALIDADES INEXPLICAVEIS. TARCISIO E DANILO 3N1

    ResponderExcluir
  16. A gripe suina mata e para prevenir essa doença precisamos tomar cuidados como: lavar as mãos toda hora e procurar um médico se sentir algum sintoma.Unidos podemos vence-la!!!
    Lucimara 3N1

    ResponderExcluir
  17. a gripe suina se tornou uma epidemia assim cmo a dengue,assustando a populacao.com os devidos cuidados poderemos evitar a gripe A:lavando as maos varias vezes por dia,evitando contato muito proximo as pessoas,evitando beijos,abraços e apertos de mao.

    GISLANA DE OLIVEIRA 3ºN1

    ResponderExcluir
  18. A GRIPE SUINA ESTA DEVASTANDO VARIAS FAMILIAS NO MUNDO É BOM SE PREVENIR E LAVAR BEM AS MÃOS UMAS 10 VEZES AO DIA!ABRAÇO! MARCIELE 3N1

    ResponderExcluir
  19. è interessante que todos estejam bm informados sobre as doenças, principalmnt a H1N1... q já é uma pandemia...
    Se cuida gnt!!!
    Milla e Nay

    ResponderExcluir
  20. o melhor mesmo é tentar evitar a contaminação
    pois é muito dificio o tratamento.

    ResponderExcluir
  21. Esse teme e interesante pq podemos pensar e previnir a gripe em nosso cotidiano Artur Matos 3 V 1

    ResponderExcluir
  22. A gripe A é um virus semelhante ao da gripe comum se nao for tratada pode levar a morte. entao previna-se; nao compartilhe copos ou talheres, lave bem as maos com agua e sabao e passe alcool... Cuidado a Gripe A pode Matar se nao for tratada Devidamente...

    ResponderExcluir
  23. temos que tomar cuidado com essa gripe pois, ela vem matando muita gente desprivinida entao, TODO CUIDADO É POUCO!!! Andreia, 3º v01...

    ResponderExcluir
  24. Muito interessante esse texto.
    Com essa epidemia da gripe suina nada melhor do que mais informações. Ate pq é parecida com a gripe normal
    Saber como é o contagio, como nos previnir, os sintomas, tudo é bastante interessante.

    By:Ellen

    ResponderExcluir