sábado, 11 de julho de 2009

Mas, o que é a Ciência?




O cientista Richard P. Feynman disse que aprendeu o que é a Ciência com o seu pai, quando era ainda criança. No fim do jantar, ainda ele comia numa cadeira alta, o pai fazia uma brincadeira com ele usando ladrilhos de cores diferentes. Tinha de colocar os ladrilhos de maneira a formar sequências. Primeiro deixava-o deliciar-se com o jogo brincando com os ladrilhos e depois, cautelosamente, injetava-lhe “matéria de valor educativo”. Esse jogo ajudou-o quando entrou para o jardim de infância e teve de fazer um teste experimental em que deviam colar papéis coloridos em tiras verticais e fazer arranjos. A professora ficou muito admirada com o seu trabalho e mandou uma carta aos seus pais, dizendo que ele era um aluno invulgar, pois parecia ser capaz de prever que arranjo ia obter e fazia arranjos bastante complicados.

Para Richard P. Feynman “o mundo aparece-nos tão diferente depois de aprender ciência... Por exemplo, as árvores são basicamente feitas de ar. Quando se queimam voltam ao ar e no calor da chama é libertado o calor da luz do sol que foi aprisionado para converter o ar em árvore. Nas cinzas fica a pequena parte restante que não veio do ar, mas sim da terra sólida”. Mas a ciência não nos ensina nada, a experiência sim, essa é que nos ensina.

Por isso não podemos ensinar ciência na sala de aula se não pusermos os alunos a observar os fenômenos, a discutir essas observações, a realizar experiências pensadas por si ou com a ajuda do professor, a descrever e discutir os dados obtidos dessas experiências, de forma a poderem descobrir por si próprios as respostas para as suas dúvidas. Os conhecimentos adquiridos em ciência, através de observações e experimentações, ajudarão as crianças a compreenderem-se a si próprias e aos outros, bem assim como ao mundo que as rodeia. Só um espírito curioso e crítico e um pensar criativo permitirão uma adaptação mais fácil às novas realidades.

Ao estudar a Natureza nas aulas de ciência, os alunos procurarão explicações para alguns dos fenômenos que nela ocorrem, aprenderão a observar o mundo que os rodeia e confrontarão opiniões, realizando experiências que os ajudarão bastante neste processo. As crianças adquirem hábitos que lhes permitem estudar, compreender e investigar tudo o que as rodeia. A disciplina de Ciências ajuda as crianças a refletirem sobre coisas que conhecem, a descobrirem coisas novas e a encontrarem explicações para algumas das suas perguntas sobre a Vida e a Terra, e desenvolve-lhes capacidades que as ajudarão em todas as outras disciplinas.

E para você? É importante conhecer a ciência?

17 comentários:

  1. Adorei esse blog, profa. Ele é muito educativo.
    Ah e para mim é importante conhecer a ciência, porque ela explica sobre muitas coisas como o início da vida e várias outras.
    Espero por novidades. Boa sorte com o blog!

    ResponderExcluir
  2. Ameiii estee blog
    ...Claro,,éh muitoo importantee sim conhecer a ciênciaa ( Pois fazemos prt dela ) =D


    Boa sorte com o blog²!!!!!

    ResponderExcluir
  3. A ciência é a base de tudo e que graças a ela podemos explicar e descobrir vários fenômenos existentes na natureza e no mundo.
    Muita gente critica a ciência, o modo que ela impõe explicações, principalmente a igreja, os fiéis mais cautelozos e assivos, que não aceitam as teorias impostas por ela.
    Mas eu tenho em mente que a ciência é fundamental, não descartando, claro, as teorias da igreja, pois as duas formas nos ajudam a ver o mundo de diferentes maneiras, nos impulsionando ao um valor realmente incalculável de conhecimento!!!

    Tá aí minha opinião!;)
    Sucesso com o blog!:*
    obs:Ah, sem falar que há nossos cientistas, que graças a a ciência nos ajudam com medicamentos e cura de várias doenças!

    Beijoos;)

    ResponderExcluir
  4. É de extrema importância compreendermos aquilo com o qual interagimos, o mundo... A ciência.
    Presente em cada momento de nossas vidas. Desde um detalhe minúsculo considerado invisível a olho nu a grandes fenômenos que marcaram a nossa história. Creio que a ciência nasce de nossas duvidas, da curiosidade, do desejo de descoberta e que para que cheguemos as respostas é preciso experimentar, buscar, questionar e defender um ponto de vista...
    A Ciência é importante para o universo, para tudo e todos.


    =D

    ResponderExcluir
  5. É fundamental conhecer o mundo da ciência.
    A ciência nos proporciona inúmeras coisas. Pela ciência temos respostas de tanta coisa, pela ciência tanta coisa é descoberta!
    Apesar de ser bastante criticada também devemos ver o seu lado bom, como por exemplo remédios para slução de algums problemas...
    A ciência já faz parte de nossas vidas!!


    Ellen/// Parabéns pelo blog =]

    ResponderExcluir
  6. A ciência tá presente no dia-dia das pessoas em todos os lugares,e é pela ciência que coisas novas vão surgindo e ficando claras...
    Gostei muito desse blog
    parabéns...(KAIQUE SANTOS DE MATOS)

    ResponderExcluir
  7. Muito bom blog prof. esta de parabéns!
    A ciência é muito importante para nós, pois nos ajuda a termos uma melhor qualidade de vida,além de esclarecer como tudo acontece através dela muitas doenças, foram eliminadas, outras controladas...

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Filmes em que assistih =D

    O filme -> Uma Mente Brilhante [ Muitooo bom estee "FILME" ]...conta a história de um matemático muito " incomum " diferente dos outros o qual procurava uma idéia original para poder compor seu trampo (trabalho)...tm uma prt tbm do filmee o qual retrata ( Mostraa )que elee tinhaa amigos imaginários,,,mas esta éh uma questão em que ele não sabiaa...ficou sabendo depois de uns tratamento que fez.

    Enfim ameii o filme ( Não tenho nenhuma crítica a respeito dele ) xD




    O Dia Em Que A Terra Parou * Ficção * ...éh um filme que fala que povos de outros planetas ( alienígnas--Acompanhado pôr um robô ) invadiram o planeta terra,,devido a formaa dos humanos ñ saberem cuidar ( Eles agiam de uma frm em que axavam que tva ajudandoo mas na verdade estavam prejudicando )... i os alieníginas nst história invandiram a Terra para ajudar ( Promover a Paz )

    ( O filmee éh quasee assim !!! )

    Alguém que assistiuu completa awe o restantee do filmee *--*

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. A ciência é mais importante do que pensamos ,ela esta presente no menor ser,ou menor objeto exitente no universo . A ciência concegue explicar a maioria dos acontecimentos terrestres!!:-)

    Parabéns e boa sorte com o blog !!!!

    ResponderExcluir
  12. Claro que sim a ciência é fundamental em nossa vida pois sem a ciência naum conseguiriamos os nossos remédios, e várias outras coisas pois é a ciências que descobre a maioria dos segredos da natureza,os segredos do espaço, e estaum sempre a procura da melhora da vida humana!!!!!!!!!!!

    Sucesso com o blog!!!!!!!1

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. sim,eu te digo q a ciência tem ajudado muito o ser humano através dos tempos a explorar as suas possibilidades. Antigamente tudo q era doença os médicos da idade média tentavam resolver com as suas "sangrias", a maioria acabava morrendo de hemorragia, sei lá o q mais eles faziam. Hoje o homem com o estudo das células tronco talvez quem sabe será capaz de fazer um paralítico voltar a andar ao reconstituir a medula óssea, ou criar um novo orgão, um coração, através dos tecidos do paciente e naum haverão mais rejeições. A Aids vai virar q nem a gripe, vc vai ver. A gripe qdo apareceu, houve uma epidemia e morria muita gente. Através das mutações genéticas os organismos vão criando mais sistemas de defesa. Logo logo eles descobrem a cura prá aids afinal, já conseguiram dar pelo menos um "stop" na progressão do vírus.
    Sabia q eu ouvi certa vez q existe uma parte da Europa onde naum foi constatado nenhum caso de aids? Naum lembro o lugar
    mas os cientistas tem uma hipótese de q a aids é um vírus mutante, mutação do vírus da peste negra q assolou parte da Europa na idade média. As pessoas daquela região teriam seus organismos, através das gerações, criado mais defesas... Interessante né? Talvez por isso seja tão difícil encontrar a cura. Boa sorte nas pesquisas.

    ResponderExcluir
  15. Mt bem galerinha!

    Estou gostando de ver vcs interagindo.
    Tenho mt q aprender c/ vcs.
    Continuem postando mais comentários c/ os textos publicados...
    Valeu! obrigada! vcs são a minha inspiração para a criação do "meu" não, do NOSSO BLOG!

    bjs

    Tia Patty

    ResponderExcluir
  16. pra mim a ciência é uma coisa muito importante que existe na zona dos conhecimentos, pois sem a ciência nós não iriamos entender, por exemplo, de que nós somos formados, como surgiu a terra, etc... A ciência é a base de tudo que existe na terra, ela está em todo lugar, na rua, na nossa casa e até mesmo dentro de nós, e é através da ciência que nós conhecemos muitas coisas diferentes!!

    ResponderExcluir
  17. Parabens professora Patrícia pelo seu trabahlo.
    Para min ciência é muuito importante, como diz a bíblia "Tudo que foi feito não é do que aparenta" Isso significa que tudo existe mecanismos muito complexos, que através de brilhantes idéias científicas desenvolveram experimentos preciso para conseguir desvendar mistérios da natureza.
    É muito importante interajir com a ciência, pois o universo ainda existe muitas leis para compreender.

    CHARLES DOUGLAS IBICARAÍ BA CELEM 3V02

    ResponderExcluir